Quando come abacate procura um que esteja perfeitamente maduro, com uma cor verde vibrante, tenro mas firme o suficiente para conseguir manter a forma quando o parte.
Mas se já comprou abacate certamente saberá que este pseudo-fruto é sensível e que basta esquecer-se dele por um dia que passa logo de perfeitamente maduro para demasiado maduro. Mas não se preocupe, não tem de o deitar fora.
O site Eat Clean reuniu uma série de sugestões para dar uso ao seu abacate demasiado maduro.
1. Adicione-o, esmagado, aos seus ovos mexidos;
2. Use-o para fazer uma mousse ou um bolo, pois dá-lhe um bom sabor e textura cremosa;
3. Faça uns fritos vegetarianos – mesmo com o abacate já com marcas castanhas – onde inclui por exemplo aveia, nozes, cebolas, maçãs, hummus, e especiarias;
4. Use-o para fazer um molho para salada bem rico e cremoso – combine partes iguais de abacate esmagado e iogurte, adicione uma pitada de cominhos, uma pitada de pimenta em pó e sal a gosto e verta sobre a sua salada ou ou os seus vegetais;
5. Torne-o num molho para massa – salteie cebola e alho com algumas especiarias, acrescente algumas azeitonas partidas, tomate fresco e o abacate demasiado maduro, deixe ferver até o molho engrossar e depois derrame sobre a massa.
6. Faça uma máscara para recuperar as pontas do cabelo – combine um abacate, um pouco de azeite e uma colher de sopa de sumo de limão, misture, aplique no cabelo e deixe atuar durante 20 a 30 minutos. Depois lave-o normalmente com champô.
7. Aplique-o no rosto para recuperar o brilho da pele – com óleos naturais e saudáveis e as suas propriedades nutritivas o abacate pode ser um ótimo aliado da beleza, experimente fazer uma máscara com abacate e mel para recuperar o brilho natural da pele.