Comer esparguete sem pensar nos hidratos de carbono e sem dar uma única facadinha na dieta é a promessa da mais recente moda de ‘espiralizar’ os legumes.
A curgete é a escolha principal por permitir ‘noodles’ idênticos ao da esparguete original, mas a verdade é que existem outros legumes tão ou mais eficazes e que permitem equilibrar as refeições, dando-lhes um leque variado de nutrientes essenciais para a saúde. É o caso da beterraba, que permite ‘fios de esparguete’ firmes, coloridos e bastante nutritivos.
A batata doce é outro tubérculo que pode fazer as delícias dos amantes de massa mas que precisam de ter atenção aos números da balança.
Por ser saciante e conter um índice glicémico menor, a batata doce é uma excelente fonte de hidratos de carbono, ajudando a tornar a refeição com completa e saudável.
E como o objetivo desta moda do ‘esparguete de legumes’ é, também, dar cor às refeições, pode-se juntar ainda no leque de eleitos a cebola roxa, lê-se num artigo publicado na Fox News.
De acordo com a publicação, é também possível fazer uma refeição mais saudável e equilibrada quando a massa tradicional é substituída por ‘esparguete de cenoura’, um outro legume que funciona na perfeição com as máquinas de ‘espiralizar’.
Para quem pretende um prato mais fresco e leve, o pepino é uma opção a ter em conta, especialmente nos dias mais quentes.
Os mais arrojados e amantes de sabores mais intensos podem também experimentar fazer noodles de nabo, um alimento que, quando cru, permite fios de esparguete firmes e prontos para saltear.