Infelizmente as dores de costas acabam por ser efeitos do exercício físico ainda bastante frequentes.
Se até já sofre de dores nas costas, conheças os exercícios que deve evitar – ou com os quais deve ter cuidados redobrados:
Abdominais: além de trabalhar apenas cerca de 20% dos seus músculos abdominais, os ‘sit-ups’ também colocam pressão desnecessária sobre os discos da coluna, o que poderá provocar dor em qualquer pessoa, independentemente de ter ou não um problema nas costas.
Agachamentos: são um exercício ótimo para fortalecer as pernas e glúteos, mas também são difíceis de fazer da forma perfeita (especialmente se está a treinar sozinho). Se for devidamente treinado, o agachamento não deve ser um problema para as suas costas, mas até lá, para garantir a segurança, fique-se por exercícios semelhantes mas feitos com as costas encostadas à parede
Boxe: com todas as rotações do tronco afiadas, o box não é ideal para manter as suas costas seguras. Se vai bater num saco de boxe por uma hora, certifique-se de que mantém as parte central do corpo tensa durante todo o tempo todo. Um tronco forte funciona como uma espécie de espartilho apoia e protege as suas costas, tornando-o menos propenso a lesões.
Running: A corrida, com movimentos repetitivos e forte impacto, é um dos culpados mais comuns das dores nas costas. Para quem já tem problemas nas costas, a batida repetitiva das pernas e dos pés contra o chão são um gatilho para a dor. Para fazer um treino cardio de menor impacto pode apostar no spinning (ou bicicleta) ou na natação, que lhe dão resistência sem tanto impacto para as articulações.
Saltar à corda: tal como os agachamentos, saltar à corda é uma forma extremamente eficaz de tonificar o corpo enquanto queima calorias. Infelizmente, este exercício também implica uma série de batidas no chão, nada amigas das suas articulações. Por isso, se tende a ter dores nas costas (ou nos joelhos), é melhor escolher outro exercício que combine força e resistência sem o mesmo impacto para as articulações.