Plasticina poderá agravar alergia ao glúten?

Algumas escolas da Austrália passara a proibir o uso de plasticina e colares feitos com massa devido à alergia e intolerância ao glúten por parte das crianças.

Plasticina poderá agravar alergia ao glúten?

© iStock

Daniela Costa Teixeira
31/05/2016 12:49 ‧ 31/05/2016 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle

Austrália

O número de casos de crianças com alergias e intolerâncias alimentares na Austrália tem aumentado de uma forma tão surpreendente que algumas escolas e jardins de infância optaram por banir determinados itens e brinquedos dos seus estabelecimentos.

Segundo o The Courier Mail, citado pelo Daily Mail, a prevenção contra tais reações alérgicas levou a que o uso de plasticina e a confeção de colares feitos com massa passassem a ficar suspensas em alguns estabelecimento de ensino. Neste caso, é o risco de reação alérgica ao glúten que está em causa.

Mas não é apenas o glúten que fez soar o alerta. Fora das atividades pré-escolares ficaram também as brincadeiras em que eram usadas caixas de ovos, embalagens de iogurte e manteiga. E isto porque os ovos e o leite de vaca estão entre os alimentos que mais comummente provocam alergias em crianças, a par dos amendoins, da soja, do trigo, do marisco e do sésamo, como indica a publicação, citando os dados do Royal Children’s Hospital Menbourne, na Austrália.

Embora a proibição dos produtos com possíveis alergénios não seja recomendada, e existam opções sem glúten à venda, muitas escolas justificam a sua decisão com a necessidade de incutir mais responsabilidade nas crianças e um maior conhecimento a nível alimentar. Além disso, acreditam que é uma melhor opção do que a separação das crianças alérgicas das que não têm alergias, embora esta diferenciação seja necessária na parte de confeção dos alimentos das cantinas.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas