Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Plasticina poderá agravar alergia ao glúten?

Algumas escolas da Austrália passara a proibir o uso de plasticina e colares feitos com massa devido à alergia e intolerância ao glúten por parte das crianças.

Plasticina poderá agravar alergia ao glúten?
Notícias ao Minuto

12:49 - 31/05/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Austrália

O número de casos de crianças com alergias e intolerâncias alimentares na Austrália tem aumentado de uma forma tão surpreendente que algumas escolas e jardins de infância optaram por banir determinados itens e brinquedos dos seus estabelecimentos.

Segundo o The Courier Mail, citado pelo Daily Mail, a prevenção contra tais reações alérgicas levou a que o uso de plasticina e a confeção de colares feitos com massa passassem a ficar suspensas em alguns estabelecimento de ensino. Neste caso, é o risco de reação alérgica ao glúten que está em causa.

Mas não é apenas o glúten que fez soar o alerta. Fora das atividades pré-escolares ficaram também as brincadeiras em que eram usadas caixas de ovos, embalagens de iogurte e manteiga. E isto porque os ovos e o leite de vaca estão entre os alimentos que mais comummente provocam alergias em crianças, a par dos amendoins, da soja, do trigo, do marisco e do sésamo, como indica a publicação, citando os dados do Royal Children’s Hospital Menbourne, na Austrália.

Embora a proibição dos produtos com possíveis alergénios não seja recomendada, e existam opções sem glúten à venda, muitas escolas justificam a sua decisão com a necessidade de incutir mais responsabilidade nas crianças e um maior conhecimento a nível alimentar. Além disso, acreditam que é uma melhor opção do que a separação das crianças alérgicas das que não têm alergias, embora esta diferenciação seja necessária na parte de confeção dos alimentos das cantinas.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório