Como acabar com o inchaço durante a menstruação

Uma das consequências mais comuns da menstruação é barriga inchada e o desconforto abdominal. Veja como é possível evitar esta situação.

Notícia

© iStock

Daniela Costa Teixeira
23/05/2016 13:00 ‧ 23/05/2016 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle

Mulheres

As oscilações dos níveis de estrogénio e a queda do nível de progesterona durante o período menstrual são as principais causas da barriga inchada e do desconforto abdominal de que tantas mulheres se queixam.

Embora estas sejam duas consequências comuns e naturais do período, existem formas bastante eficazes de atenuar os sintomas, como indica a médica Diana Bitner, em declarações à revista Prevention.

Uma delas é preferir a ingestão de alimentos ricos em proteínas e potássio, dos nutrientes que favorecem o equilíbrio hormonal e dos fluidos, o que, por si só, reduz o inchaço. Entre os alimentos com mais potássio estão a banana, o melão, o tomate e os espargos.

Mas de nada vale apostar nestes alimentos quando se continua a comer aqueles que, naturalmente, provocam gases e inchaço. Evitar alimentos com brócolos, feijão, repolho e couves-de-Bruxelas é outra das dicas sugeridas pela médica, que defende que as mulheres devem conhecer os alimentos que provocam mal-estar e gases, evitando-os durante o tempo que estiverem menstruadas.

Não usar a menstruação como desculpa para não treinar é outro aspeto importante a ter em conta na hora de lutar contra o inchaço, tão ou mais importante do que cortar no consumo de café e de bebidas que favoreçam a retenção de líquidos e que possam irritar os intestinos, o que prejudica no processo de hidratação. É o caso das bebidas açucaradas e com gás.

A falta de descanso também interfere diretamente com a dor menstrual, o inchaço e o desconforto abdominal, lê-se na revista que destaca a importância de dormir oito horas por noite.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas