As pessoas que seguem uma dieta pouco saudável costumam ter mais problemas de pele do que aquelas que optam por alimentos naturais, nutritivos e equilibrados.
Prova disso é a cara de açúcar. Sim. Quando é feita uma dieta rica em alimentos com açúcar (sejam bolos, bolachas, doces, chocolates ou os mais comuns alimentos processados e industrializados, que preenchem os menus do almoço e do jantar e ainda os snacks ao longo do dia) é cara que paga… literalmente.
Acne – mais ou menos severa, mas que se manifesta independentemente da idade -, olheiras e papos na parte inferior dos olhos e pele pálida ou oleosa. Estas são as principais caraterísticas (e consequências) da cara de açúcar, um espelho da quantidade deste hidrato de carbono que é ingerida, como diz Tamara Griffiths, da Associação Britânica de Dermatologistas.
Mas, porque é que o açúcar modifica o rosto das pessoas? Porque perturba os níveis de colagéno. Ao Independent, a especialista diz que elevadas quantidades de açúcar ingeridas provocam uma resistência à insulina e oscilações drásticas de açúcar no sangue, o que pode impulsionar o aparecimento de diabetes e ainda um envelhecimento precoce da pele.
O açúcar, continua, faz com que a pele perca o seu ar “fresco” e ganhe um ar mais pálido, mas também gorduroso e repleto de borbulhas ou pontos negros.