Batata pode aumentar o risco de pressão arterial elevada

O consumo quatro a seis vezes por semana de batata pode ser prejudicial para a saúde.

Notícia

© iStock

Daniela Costa Teixeira
18/05/2016 10:00 ‧ 18/05/2016 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle

Estudo

Um estudo do Brigham and Women’s Hospital, nos Estados Unidos, revela que o consumo de batata pode estar relacionado com um aumento do risco de pressão arterial elevada.

Em causa está o consumo de até seis vezes por semana deste tubérculo, anteriormente associado a uma redução da pressão sanguínea nas pessoas com excesso de peso.

Depois de analisarem 187.453 pessoas ao longo de 25 anos, os investigadores notaram que consumo de batata eram 11% maior nas pessoas que comiam quatro a seis vezes por semana quando comparadas com as que comiam apenas uma vez por mês.

Fossem cozidas, fritas, estufadas ou em forma de puré, as batatas também aumentaram o risco de pressão arterial elevada em 17% nas pessoas que consomem este alimento mais de seis vezes por semana.

E é mesmo a batata em si que mais prejudica, uma vez que o acréscimo de sal e/ou de gordura em nada interferiu com os resultados.

Publicado no BJM e citado pelo The New York Times, o estudo teve em conta as avaliações alimentares feitas a cada dois anos aos participantes e ainda o estilo de vida que tinha, tendo contado para a percentagem o hábito de fumar, a prática de exercício físico e ainda o índice de massa corporal (IMC).

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas