A limpeza facial é um dos hábitos matinais mais comuns e recorrentes em todo o mundo. O ato de lavar a cara está fortemente associado ao momento de despertar e começar o dia, mas os homens não devem lavar a cara apenas uma vez.
Segundo a dermatologista Terrence Keaney, os homens devem lavar o rosto duas vezes por dia, nem mais, nem menos. Este é o número de vezes mais indicado e mais adequado para a pele do rosto.
Ao Business Insider, a especialista salienta que quando se lava a cara, o sabão que se usa não só tira os óleos naturais da pele, como se retiram ainda algumas das gorduras mais importantes deste órgão e que mantêm a hidratação e nutrição do mesmo. Por isso, salienta, lavar a cara mais do que duas vezes por dia “pode ser potencialmente irritante”, causando lesões cutâneas no rotos.
Mas existem diferenças entre homens e mulheres? Sim. Embora não especifique quais, Terrence Keaney diz que o sexo masculino é mais agressivo nestes atos de higiene, podendo ter ações mais penosas para a pele do que as mulheres.
O ideal é que o rosto seja lavado de manhã e antes de dormir, conclui.