Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 17º

A melhor hora para tudo... e mais alguma coisa

Antes de olhar para o pulso, comece a entender melhor o seu relógio biológico.

A melhor hora para tudo... e mais alguma coisa
Notícias ao Minuto

10:01 - 16/05/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Curiosidades

O relógio biológico não dá apenas o tic-tac quando uma mulher se sente pronta para abraçar a maternidade. O relógio biológico é muito mais do que isso e deve ser levado a sério, mais a sério do que o relógio de pulso.

Sabia que a melhor hora para tomar uma vacina é pela manhã? Segundo um estudo da Universidade de Oxford, no Reino Unido, a eficácia das vacinas contra a gripe é maior quando esta é administrada durante a manhã.

Mas é também pela manhã que acontece um maior risco de ataque cardíaco, mais concretamente entre as 6h00 e as 12h00. Nesta altura do dia, dizem os investigadores britânicos citados pela BBC, o sangue está mas espesso e mais tendente à coagulação, o que faz com que a pressão arterial aumente. Por isso, os medicamentos para o coração devem ser tomados pela manhã, assim que a pessoa acorda.

Conta a BBC que a manhã é também o melhor momento para um casal tentar engravidar, uma vez que o nível de espermatozoides está no auge. É ainda pela manhã que se deve ser operado, já que é entre as 9h00 e as 12h00 que menos erros ocorrem.

Já quem gosta de exercícios aeróbicos, o melhor é realizá-los durante a tarde, momento em que a capacidade pulmonar está no máximo. Mas é também durante a tarde (mais para o fim, entre as 18h00 e as 20h00) que devem ser realizados os treinos de força, diz BBC, salientando que é ao final do dia que a pessoa tem mais força muscular, flexibilidade e eficácia cardiovascular.

Para quem sofre de asma, o melhor momento para usar o inalador é a noite, altura do dia em que as crises são mais comuns. É também à noite que as pessoas com problemas de acidez no estômago devem tomar os fármacos, lê-se na publicação, que explica que é quando a pessoa está numa posição horizontal que a chegada do ácido gástrico ao esófago e maior, algo que acontece mais entre as 20h00 e as 2h00 .

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório