Canções para fazer o-ó fazem mais do que adormecer bebés

Não são apenas músicas de embalar, são sons que estimulam a resposta cerebral dos bebés. Eis o que a ciência descobriu sobre as músicas para adormecer.

São homossexuais e quiserem ter filhos. Espanha foi a solução

© Pixabay

Daniela Costa Teixeira
27/04/2016 17:05 ‧ 27/04/2016 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle

Estudo

São muitos os pais que recorrem a músicas para adormecer os bebés, não só por acreditarem que realmente têm esse efeito, mas também para criar um certo hábito e rotina na criança, que passa a associar esse tipo de sonoridade à necessidade de dormir.

Mas as músicas de fazer ó-ó fazem bem mais do que adormecer as crianças. Diz um estudo da Universidade de Washington que estas canções estimulam a resposta cerebral dos bebés, sendo fundamentais para o desenvolvimento da fala.

Em causa está a capacidade que os bebés adquirem de detetar padrões de sons através de tais músicas, o que permite que a mente fique mais capaz de desenvolver novas faculdades, como é o caso da fala.

A conclusão do estudo – liderado por Christina Zhao e publicado ontem na Proceedings of the National Academy of Sciences – chegou depois de terem sido analisados 39 bebés com nove meses, que, durante um mês, tiveram os momentos de brincadeira com os pais filmados. Conta o site MedLine Plus que uma das brincadeiras (destinada a um grupo de bebés) incluía sessões com música para crianças, em que existia uma terceira pessoa (sem ser os pais e a criança) a fazer batidas externas à música; a outra brincadeira (com os restantes bebés) era a mais tradicional possível e sem música.

Durante o mês de experiência, os investigadores foram analisando as respostas cerebrais dos bebés e os que ouviram música mostraram uma resposta cerebral mais forte seja para a sonoridade musical como para a fala.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas