Pode ser coberto por espinhos, mas o seu interior é suave e fresco, uma surpresa e uma verdadeira festa para os sentidos.
Durante o 2º Festival do ouriço-do-mar na Ericeira o Lifestyle ao Minuto foi provar esta iguaria no restaurante Tik Tak - que desde logo surpreendeu pela boa atmosfera e simpatia.
Mas falemos do ouriço. Na chegada à mesa, é discreto: uma pequena concha rodeada de espinhos, com o laranja acastanhado do interior a despertar os olhares curiosos. Na altura de provar chega a surpresa.
Cozidos ao vapor, têm um discreto e suave paladar, acentuado pela mistura incomum de vegetais na versão paté. Mas é ao natural que brilha verdadeiramente: o cheiro e sabor a mar dão-lhe a frescura das ostras, mas com uma textura e sabor muito peculiar.
Para os apreciadores de uma mistura mais substancial, a inclusão num prato bem português acrescenta uma dimensão extra à personalidade da açorda de gambas do Tik Tak.
Os ouriços foram servidos com tostas para barrar e limão para os regar – o que realça o seu sabor a mar.
A parte cor de laranja são as ovas do ouriço-do-mar, suaves e deliciosas. Ao natural o interior inclui ainda a água do próprio ouriço que como lhe dissemos, nos fez lembrar as ostras.
Os ouriços-do-mar escondem-se nas rochas e por isso é tão difícil encontra-los, mas a Ericeira - que até já se chamou Ouriceira – é sem dúvida o local para provar esta iguaria. Apesar do o Festival do ouriço-do-mar já ter terminado, não se entristeça, no restaurante Tik Tak garantiram-nos que nestes dias ainda pode provar a iguaria por estas bandas.
Se não conseguir, aproveite para saborear outros tipos de marisco. Provámos os mexilhões, e são tão suaves que pareciam manteiga a derreter-se na boca.