Couro Azul e Alma Design a bordo da Airbus com a TAP

As empresas portuguesas Couro Azul e Alma Design vão voar a bordo dos novos aviões A330 da Airbus, nas cadeiras desenvolvidas especialmente para a frota da TAP, esperando crescer no mercado da aviação.

Couro Azul e Alma Design a bordo da Airbus com a TAP

© iStock

Lusa
06/04/2016 23:44 ‧ 06/04/2016 por Lusa

Lifestyle

Design

"Já namorávamos a TAP há seis ou sete anos. Fomos tentando convencer a transportadora que existiam competências em Portugal para aviões novos e reconfigurações de antigos", contou José Rui Marcelino, diretor da Alma Design, responsável pelo desenho das cadeiras dos novos A330 neo que a TAP comprou à Airbus.

Há dois anos a trabalhar no design das cadeiras dos novos aviões da TAP, o responsável da empresa portuguesa explicou que o objetivo é fazer com que os passageiros da transportadora nacional se sintam confortáveis, como se estivessem em casa, procurando ainda imprimir identidade e portugalidade.

"Estar com a TAP neste projeto é muito importante para mostrar o nosso trabalho fora de Portugal", afirmou José Rui Marcelino, adiantando que espera reforçar a sua presença neste setor.

A Alma Design será também responsável pelas cadeiras dos aviões atuais da frota da TAP, cujos interiores serão reconfigurados, num total de mais de 7.000 lugares.

As cadeiras da classe executiva dos novos aviões da TAP, que começam a chegar no final de 2017, têm pormenores em pele, saídos da fábrica da Couro Azul, empresa do grupo Carvalhos, em Alcanena, considerada a capital da indústria dos curtumes.

Criada há 25 anos para ser fornecedor da indústria automóvel, depois de uma longa história na cadeia de produção de calçado e marroquinaria, a Couro Azul quer entrar na indústria da aviação, onde já teve duas experiências.

"Já não é a primeira vez que fornecemos esta indústria, mas é uma porta aberta", disse aos jornalistas Nuno Carvalho, administrador da Couro Azul, na exposição de interiores da aviões, a decorrer em Hamburgo, na Alemanha, onde foi anunciado que a TAP será a primeira companhia a operar o avião A330 neo da gigante francesa da aviação.

No interior do protótipo da cabine Airspace, que vai equipar as novas aeronaves A330 neo, o administrador da TAP, Trey Urbahn, explicou que ter sido a companhia escolhida para realizar o primeiro voo será muito positivo: "Todos os operadores vão estar a olhar para o primeiro avião".

Os aviões A330-800neo e A330-900neo são os dois novos aviões da Airbus lançados em julho de 2014, cujas primeiras entregas estão previstas começar no final de 2017.

Em novembro de 2015, a TAP anunciou a encomenda à Airbus de 53 aviões Widebody e de corredor único, entre os quais 14 A330-900neo e 39 A320neo, substituindo a encomenda anteriormente feita de 12 A350 pelos A330 neo.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas