Após o Ensino Básico e Secundário, são raras as pessoas que apostam na aprendizagem de novas línguas ou até mesmo no treino dos idiomas aprendidos.
Os conhecimentos de inglês mantêm-se à boleia da imensidade de publicações online nesse idioma, mas o francês é quase esquecido e o espanhol passa a ser uma espécie de ‘portunhol’, em que se percebe o que se lê e ouve, mas não se consegue falar nesse idioma sem pronunciar palavras em espanhol.
Carla Tieppo – docente na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, no Brasil – revela que é comum acontecer uma “estagnação” na aprendizagem de novos idiomas. Ou seja, as pessoas ficam-se pelo que aprenderam em tempos de escola, podendo mesmo não querer evoluir por um ou outro episódio menos feliz em tempo escolar (com um professor a fazer ‘cara feia’ quando o aluno falou num idioma estrangeiro, por exemplo).
Embora o tempo de aprendizagem varie de pessoa para pessoa, existem quatro truques que prometem ajudar a conhecer e dominar um idioma de forma mais rápida, lê-se no site da revista brasileira Exame.
1. Encontrar um contexto (ou um motivo). Visitar um país com uma língua diferente, emigrar ou querer aprofundar conhecimentos sobre um determinado assunto são formas de incentivar e intensificar a aprendizagem de um novo idioma. Segundo a docente, “quanto maior for a necessidade de compreender uma língua ou de se expressar nela, mais veloz será a aprendizagem”.
2. Ver filmes. Se o objetivo é, por exemplo, aprender ou melhorar os conhecimentos de inglês, o cinema é uma forma bastante eficaz de o conseguir. Ver uma longa-metragem sem legendas ou várias vezes é meio caminho andado para memorizar algumas palavras e a forma mais correta de as pronunciar.
3. Ouvir e decifrar músicas. Tal como o cinema, também a música pode ser uma aliada na hora de aprender uma nova língua. Escolher um artista e ouvir a música ao mesmo tempo que se lê a letra é uma forma de conseguir aprender uma nova língua. Para Carla Tieppo, “a perspectiva de que finalmente se entende uma letra que nunca se compreendeu traz motivação, que é a condição básica para a aprendizagem”.
4. Adotar um novo idioma q.b. Quantas vezes ouviu uma pessoa que fala português a dizer uma ou outra palavra em inglês? Este é um bom exercício mental para aprender e melhorar os conhecimentos de um idioma.