O otorrinolaringologista António Sousa Vieira alerta para um dos problemas frequentes das cordas vocais – a paralisia. Destaca a importância da implementação de estratégias preventivas nos principais grupos de risco.
A paralisia das cordas vocais consiste numa incapacidade do movimento dos músculos responsáveis pelo controlo das cordas vocais .
Os principais sintomas associados à paralisia das cordas vocais são alterações na voz - como rouquidão ou mudança de tom - mal-estar causado pela tentativa de movimentar as cordas paralisadas e dificuldades na respiração. Nos casos em que ocorre a paralisia de uma só corda vocal, a respiração não fica comprometida, embora a voz se torne rouca e entrecortada.
“Todas as pessoas devem estar atentas aos sintomas das várias patologias associadas às cordas vocais, embora exista um grupo específico de profissionais que utiliza a voz com maior frequência e para o qual devemos dar especial atenção, nomeadamente os profissionais da comunicação social, os professores ou advogados”, alerta António Sousa Vieira, coordenador da Unidade de Otorrinolaringologia do Hospital Lusíadas Porto, em comunicado enviado ao Notícias ao Minuto.
O especialista sublinha que “a paralisia das cordas vocais é um problema grave, uma vez que pode afetar não só a voz mas também a respiração e a deglutição” – comprometendo o bem-estar e o desempenho profissional.
O médico destaca ainda algumas medidas preventivas: “evitar ingerir bebidas alcoólicas, gaseificadas e com cafeína, bebidas muito quentes ou frias, fumar, falar excessivamente durante quadros gripais ou alérgicos, praticar exercício físico e falar em simultâneo, cantar sem técnica e usar medicamentos, sem prescrição médica, que diminuam a qualidade da voz”, conclui António Sousa Vieira.
Esta condição denomina-se paralisia unilateral ou bilateral da laringe, conforme afeta uma ou as duas cordas vocais, respetivamente, e pode ser causada por doenças cerebrais ou lesões nos nervos que chegam até à laringe. Pode ainda surgir após uma cirurgia ao pescoço, em especial da glândula tiroide, uma cirurgia do esófago ou cardíaca.