O que se faz e o que se come pela Europa no dia de hoje

Hoje é dia de Páscoa, data que se assinala um pouco por todo o mundo e com tradições bem particulares.

Notícia

© Reuters

Daniela Costa Teixeira
27/03/2016 07:00 ‧ 27/03/2016 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle

Tradições

Dos ovos de chocolate, ao folar, passando por um pudim fervido no forno e os brownies de ovos. São muitas as tradições de Páscoa em todo o mundo e a momondo revela alguma das mais caricatas.

Na Finlândia, a Páscoa é uma celebração muito semelhante ao Halloween, em que as crianças saem à rua com as suas máscaras e pedem doces aos vizinhos. Mas como não poderia deixar de ser, esta época pede também alguns pratos típicos e neste país come-se mammi, um “pudim fervido no forno, temperado com malte” e ainda petiscos feitos com carneiro, galinha, ovos e também os mais “tradicionais como pasha, kulitsa e baba”.

Tal como na Finlândia, a Páscoa da Suécia também leva as crianças a sairem às ruas à procura de doces. Depois, dá-se a criação dos ovos de Páscoa, feitos em papel e enchidos com chocolates e doces. O tradicional almoço de Páscoa, diz a momondo, é composto por “arenque, salmão curado, queijos, ovos, pães e Janssons Frestelse (Tentação Jansson) uma batata cheia de cebola e anchovas, e bebidas como Schnapps (um brandy temperado) e Paskmust (um tipo de refrigerante com especiarias). Ao jantar, os suecos comem carneiro assado com batat gratinada”.

Carneiro feito de manteiga. Este é o prato principal da Páscoa na Polónia, mas não para comer, apenas para decoração. Na mesa – e para ser saboreados – estão o Pasha, um bolo tradicional, e o Mazurek, um bolo com geleia e chocolate, lê-se num comunicado enviado às redações.

No domingo de Páscoa, as famílias polacas “levam um cesto de ovos cozidos e outros ingredientes para serem abençoados nas igrejas”. A tradição deste país “dita ainda que as pessoas devem trocar pisankis (ovos de galinha decorados que são vistos como amuletos de boa sorte simbolizando amor, fertilidade e fortuna)”.

Na Bulgária come-se o típico Kolache ou Kozunak, “pequenos pães semelhantes ao pantone, especialmente decorados por um número ímpar de ovos vermelhos”. Tais pães e ovos são abençoados durante as celebrações e depois oferecidos aos familiares e amigos, que dão dinheiro em troca.

Os ovos são, mais tarde, “esmagados após a missa da meia-noite e o primeiro ovo a ser comido deve ser partido numa parede da igreja”. Após o almoço de Páscoa, toda a gente joga o ‘Partir da Boa Sorte’, em que cada pessoa escolhe um ovo para bater nos ovos das outras pessoas. O felizardo que conseguir manter o ovo intacto, revela a momondo, terá um ano repleto de sorte, diz a tradição búlgara.

Em Inglaterra, na primeira segunda-feira após a Páscoa, os moradores de Hallaton e de Medbourne’s “jogam um jogo cujo objetivo é o de carregar barris de cerveja até à aldeia rival”, diz a momondo. E o que se come? Carneiro de Primavera Assado e brownies de ovos (ovos de chocolate recheados com creme).

Aqui ao lado, em Espanha, a tradição de Páscoa leva a que pessoas usem capuz e carreguem tochas durante uma procissão, em que encenam ainda diversas cenas da vida de Cristo. A Torrija (fatias de pão frito cozinhado numa panela com azeite, leite, vinho, mel, ovos e diversas especiarias – um espécie de rabanadas espanholas), a sopa de alho, pratos de peixe e doces como Buñuelos e a La Mona de Pascoa são as iguarias espanholas para esta festa.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas