Apesar de ainda haver muito para descobrir sobre o orgasmo e o prazer de ambos os géneros, há algumas curiosidades que provavelmente ainda desconhece.
A edição brasileira da revista Cosmopolitan listou algumas:
1. Um homem demora, em média, dez minutos a atingir o clímax. Já a mulher precisa do dobro do tempo. No entanto, o clímax masculino tende a ser mais curto do que o feminino, que pode durar de três a 15 segundos.
2. Cerca de 70% das mulheres só consegue atingir o orgasmo com estimulação clitoriana.
3. Cerca de 5% das pessoas no mundo são fisicamente incapazes de chegar ao orgasmo. A percentagem de mulheres que não o conseguem atingir durante a relação sexual pode chegar a 20%.
4. Apenas uma em cada dez mulheres tem o privilégio de experimentar orgasmos múltiplos.
5. O recorde de orgasmos múltiplos foi registrado em 2009, na Dinamarca: 222 orgasmos seguidos.
6. Muito poucas mulheres conseguem ejacular. Sendo que quando ejaculam libertam menos de 5 mililitros (cerca de uma colher de chá) de fluido claro e doce.
7. Estudos indicam que a excitação máxima dos homens é semelhante à feminina. A diferença é que a do homem consiste num único pico de prazer, enquanto a mulher tem ondas de prazer que vão em direção ao abdómen. Especialistas sugerem que este movimento serve para ajudar os espermatozóides a chegar aos óvulos.
8. À medida que a mulher vai envelhecendo os orgasmos vão ficando mais curtos.
9. O prazer não ocorre no clitóris, mas no cérebro.
10. É impossível controlar as expressões faciais no momento do clímax porque as partes do cérebro responsáveis pelo prazer e pela dor são estimuladas ao mesmo tempo.
11. Durante o clímax fica-se muito menos sensível à dor.
12. Ter orgasmos faz bem à saúde. Durante o orgasmo a mulher desliga a área do cérebro responsável pelo medo e pela ansiedade. Em ambos os sexos os benefícios de chegar ao clímax incluem o aumento da longevidade, melhoria do sistema imunológico e menos probabilidades de ter cancro ou um ataque cardíaco.
13. Durante o orgasmo queima apenas duas ou três calorias. Mas durante uma relação sexual rápida pode gastar cerca de 50.
14. O corpo feminino demora entre 15 a 30 minutos a voltar ao ritmo normal depois de uma sessão de sexo. Já nos homens, a excitação acaba no minuto da ejaculação.