Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 19º

Dez mitos alimentares que deve esquecer que existem

O pão engorda, o detox é a melhor forma de começar e para perder peso é preciso treinar imenso. Saiba quais são os mitos alimentares que deve esquecer que existem.

Dez mitos alimentares que deve esquecer que existem
Notícias ao Minuto

08:00 - 10/02/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Cuidados

Quando a alimentação é tema de conversa, são as ideias pré-concebidas e, por vezes, erradas que mais facilmente se reproduzem. Os mitos alimentares são muitos e está mais do que na hora de os revelar – e aniquilar.

Segundo a revista Health, existem cerca de 26 mitos alimentares relacionados com a perda de peso que nada mais fazem do que prejudicar o processo de emagrecimento e a saúde e bem-estar de quem inicia uma dieta. Eis dez:

1. Fazer um detox é a melhor forma de começar uma dieta. Para a nutricionista Melissa Rifkin, as dietas desintoxicantes não são uma boa opção porque são demasiado restritivas, o que inibe a ingestão de determinados grupos alimentares essenciais. Além disso, diz a especialista ao site da revista Health, estas dietas são impulsionadoras do ganho de peso, uma vez que não podem (nem devem) ser usadas a longo prazo.

2. É preciso cortar 3.500 calorias/semana para perder um quilo. Não necessariamente, uma vez que as calorias não são iguais em todos os alimentos, até porque algumas calorias nada mais escondem do que açúcares, aditivos e gorduras saturadas e trans (que fazem com que as calorias deixem de ser apenas um número e passem a ser um peso na balança).

3. Os hidratos de carbono são um inimigo. Tal como já tínhamos dito aqui, os hidratos de carbono são essenciais na alimentação, uma vez que são a principal fonte de energia do corpo. E quando se fala em hidratos de carbono há que ter em conta que este macronutriente vai muito além do pão e da massa – inclui cereais integrais e saudáveis e, ainda, frutas e vegetais. 

4. Para se ter resultados é preciso treinar muito. Não. À vezes, menos é mais e este estudo científico é a prova.

5. A gordura engorda. Esta é outra das ideias pré-concebidas que mais induz em erro. Existem gorduras e gorduras e as gorduras boas são essenciais para o bom funcionamento do organismo e para a perda de uns quilos extra.

6. É preciso banir os doces. Não, o que é preciso é ter controlo a comê-los. Retirar da alimentação todos os alimentos de que se gosta – por muito mal que possam fazer – é um erro e algo que não é possível concretizar a longo prazo, diz psicóloga clínica Susan Albers.

7. A competição mantém a motivação. Embora possa ser algo positivo e estimulante para muitas pessoas, a competição pode, na verdade, fomentar termos de comparação com outras pessoas, algo que poderá prejudicar o desempenho e desmotivar.

8. Comidas com pouca gordura ajudam a perder peso. Mais uma vez, depende da comida e do facto de ser confecionada em casa ou industrializada. Nem sempre o que vem nos rótulos é fiel e muitos dos aditivos, gorduras e açúcares aparecem ‘camuflados’ em nomes estranhos e números que a grande maioria das pessoas não compreende.

9. É preciso muito tempo e esforço para perder peso. É verdade que ‘sem luta’, pouco ou nada se consegue, mas na hora de perder peso, o equilíbrio é a solução. Adotar um estilo de vida ponderado e saudável a longo prazo é a melhor forma de conseguir atingir os objetivos sem ter que fazer um esforço desmedido a curto prazo.

10. É mau dar uma ‘facadinha’ na dieta. Pelo contrário. Por vezes, ter um dia livre ou menos controlado é bom para manter a concentração e o esforço ao longo da semana, além disso, comer os alimentos de que mais se gosta é sempre positivo para o bem-estar.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório