Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 9º MÁX 17º

Cortar nos hidratos de carbono? Nunca mais

Comer hidratos de carbono? Sim. Todos? Não. A ingestão desta fonte de energia é fundamental para uma vida saudável e alimentação equilibrada. Mas há que ter em conta o tipo de hidratos de carbono a ingerir.

Cortar nos hidratos de carbono? Nunca mais
Notícias ao Minuto

13:35 - 10/06/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Dieta

Banir os hidratos de carbono da alimentação é um dos maiores erros das dietas atuais. Estes alimentos não são apenas a fonte de energia mais importante do corpo, como são também uma excelente fonte de vitaminas, minerais e outros tantos nutrientes.

Ao Daily Mail, a médica Sally Norton explica que os hidratos de carbono devem, obrigatoriamente, constar na alimentação diária mas que tal não implica que haja carta aberta para o consumo de qualquer tipo. Pelo contrário.

As frutas, legumes, vegetais e cereais completos são os melhores hidratos de carbono e aqueles que devem fazer parte do cardápio diário, com especial para os cereais integrais que, embora contenham mais nutrientes do que os refinados, estão a ser subestimados pela população mundial, diz a médica norte-americana.

Todos os cereais não integrais e produtos refinados – como o pão branco, bolos, bolachas, massas, etc – perderam mais de 25% do valor proteico na produção, fazendo com que sejam escolhas menos saudáveis por carecerem de alguns dos principais nutrientes e por, quase sempre, serem ricos em açúcar, sal e gorduras, componentes para que fiquem mais ‘nutritivos’.

Os hidratos de carbono são fundamentais para a sensação de saciedade mas, quando a escolha recai sobre os cereais ‘brancos’ ou refinados, a saciedade é substituída por mau estar e dor abdominal, resultado do esforço que o organismo faz para digerir esses alimentos.

Pão integral, massa integral ou de milho, quinoa, arroz integral ou escuro são algumas das alternativas mais saudáveis para as refeições principais.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório