Dez coisas que nunca deve levar ao micro-ondas

Conselhos para evitar erros perigosos na hora de usar o micro-ondas.

Notícia

© Wikimedia

Notícias Ao Minuto
15/01/2016 20:25 ‧ 15/01/2016 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle

Dicas

Colocar os alimentos ou recipientes errados no micro-ondas pode deixá-lo doente, expô-lo a químicos prejudiciais ou até queimá-lo ou começar um fogo.

Nos dias de hoje é rara a casa que não tem um micro-ondas, mas apesar de ser muito prático nem tudo se pode colocar neste aparelho. O Reader’s Digest listou as dez coisas que nunca deve levar ao micro-ondas.

Ovos cozidos. Tentar cozer ovos no micro-ondas provavelmente vai fazer uma grande confusão e ainda o pode deixar com dedos queimados. O calor rápido do micro-ondas cria uma grande quantidade de vapor no ovo, que não tem para onde fugir e que pode fazer o ovo explodir.

Carne. É difícil descongelar carne no micro-ondas. As partes mais finas do corte começam a cozer enquanto as partes mais grossas continuam congeladas. De acordo com os especialistas a forma mais segura de descongelar carne é deixá-la no frigorífico de um dia para o outro.

Leite materno. Além de colocar leite materno congelado no micro-ondas o descongelar de forma nada homogénea, criando partes muito quentes para bocas sensíveis como a do bebé, vários estudos sugerem que este método de aquecimento pode destruir algumas das proteínas essenciais para o sistema imunitário do bebé que o leite materno contém.

Recipientes de ‘takeout’. O metal, ainda que em menor quantidade, que estes recipientes contêm muitas vezes apenas nas dobras, por exemplo, podem provocar um fogo quando o leva ao micro-ondas.

Recipientes de plástico. Os recipientes de plástico que lhe podem dar nos restaurantes, por exemplo, quando pede as sobras da sua comida, não devem ir ao micro-ondas. Estes recipientes geralmente não estão preparados para isso e podem libertar químicos prejudiciais para a saúde na comida quando aquecidos.

Embalagens de esferovite. Este tipo de plástico pode liberar substâncias químicas nocivas para a sua comida quando aquecidos.

Certas loiças. Sejam chávenas com asas de metal, pratos de porcelana chinesa ou aquela caneca antiga que tem lá em casa desde o tempo da sua avó, nada disto combina com o micro-ondas. Para além de este aparelho poder estragar estes itens, também pode fazer com que libertem vestígios dos materiais que os concebem, que podem ser prejudiciais para si.

Canecas ou garrafas de viagem. Sejam de plástico ou de metal, estes itens não só impedem que o micro-ondas consiga aquecer o seu café ou chá como podem estragar-lhe o micro-ondas. Verifique se a sua caneca ou garrafa de viagem tem alguma indicação de que pode ir ao micro-ondas, mas mesmo que tenha, talvez seja melhor reconsiderar, aconselha o Reader’s Digest.

Copos de água. Ao aquecer água num recipiente de vidro ou de cerâmica demasiado tempo pode impedir a formação de bolhas, que normalmente ajudam a arrefecer o líquido. A água aquece demais e quando mexe o copo, o calor libera-se violentamente e a água a ferver pode saltar do recipiente. Para evitar este risco de se escaldar, aqueça a água o mínimo de tempo possível ou aqueça-a durante mais tempo mas em ciclos curtos.

Nada. Sem comida ou líquidos para absorver as micro-ondas, o magnetron (que faz com que o micro-ondas funcione) acaba por absorve-las, danificando o aparelho e podendo até iniciar um fogo. Certifique-se de que não põe o micro-ondas a funcionar sem nada lá dentro.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas