Objetos que jamais deve comprar em segunda mão

A compra de artigos usados é a forma mais eficaz de adquirir novos materiais sem, com isso, gastar grandes fortunas. Mas existem objetos que não devem, de todo, ser comprados em segunda mão.

Objetos que jamais deve comprar em segunda mão

© Pixabay

Notícias Ao Minuto
12/01/2016 12:00 ‧ 12/01/2016 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle

Cuidados

Seja por plataformas de compra e venda online, seja por redes sociais, por lojas especializadas ou através de conhecidos, comprar produtos usados é uma tendência cada vez mais recorrente e uma das melhores formas de poupar dinheiro em ‘novos’ produtos.

Contudo, nem tudo deve ser comprado em segunda mão, diz o site About, listando os objetos que se deve evitar adquirir comprar quando já foram usados. É o caso dos colchões, uma das peças da casa com um maior leque de bactérias e ácaros, por muito que o seu aspeto diga o contrário. Além disso, a sua limpeza não é fácil, o que complica ainda mais a tarefa de retirar todas as impurezas.

As almofadas e fronhas também não devem ser compradas em segunda mão pelos mesmos motivos: são objetos que facilmente estão em contacto com a pele e dos que mais ‘seres’ possuem, tal como as cadeirinhas de bebé que se usam nos carros, que são difíceis de lavar adequadamente.

Ainda por questões de higiene – e também de saúde, ora relembre este caso – os produtos de cosmética não devem ser partilhados, quanto mais comprados depois de terem sido usado por outras pessoas.

Os capacetes e luvas de proteção também devem ser usados apenas se forem novos, tal como os utensílios de cozinha, segundo o site About. A dificuldade em lavar os equipamentos de proteção é um dos motivos.

Voltando às bactérias e à dificuldade em eliminá-las, os telemóveis, computadores e consolas são outros objetos que, preferencialmente, devem ser comprados como novos. Desinfetar é sempre uma opção, embora o resultado final possa não ser perfeito, o que deixa o corpo à mercê de agentes externos presentes nos equipamentos e que ‘vieram’ do uso de outras pessoas.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas