Paracetamol para tratar a gripe? Cientistas dizem que não faz nada

Novo estudo revela que tomar paracetamol para aliviar a gripe não traz qualquer benefício.

Notícia

©

Notícias Ao Minuto
14/12/2015 17:04 ‧ 14/12/2015 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle

Estudo

Além de não baixar a febre, o popular medicamento, Paracetamol, também não ajuda a diminuir dores de cabeça ou de corpo.

Apesar de ser recomendado por muitos médicos e de ser um ingrediente chave em inúmeros medicamentos utilizados para tratar resfriados e gripes, um estudo neozelandês sugere que o paracetamol não contribui para a melhoria dos sintomas da gripe.

Os cientistas deram paracetamol durante cinco dias a 40 pessoas com gripe e comprimidos placebo a outros 40 doentes com gripe. Quando foram analisar os efeitos em ambos os grupos, não se destacou nenhuma diferença entre os grupos no que toca à temperatura corporal nem em relação aos sintomas típicos da gripe como dores de cabeça e garganta ou dores corporais.

A principal investigadora deste estudo Dr. Irene Braithwaite, do Instituto d Investigação Médica da Nova Zelândia, admite que inicialmente até achavam que o paracetamol pudesse ser prejudicial para as pessoas com gripe mas, apesar de não ser prejudicial, os cientistas descobriram que “também não é benéfico” para problemas de origem viral como a gripe, cita o Daily Mail.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas