A corrida não é apenas ‘a’ modalidade que queima calorias e que faz emagrecer, é um dos desportos mais completos e benéficos para a saúde, isto, claro, se não forem cometidos excessos de velocidade, distância e número de treinos.
De acordo com uma nova revisão de estudos científicos, noticiada no The New York Times, correr entre oito a nove quilómetros por semana é o suficiente para melhorar o estado de saúde.
Esta é também a distância semanal indicada para combater os riscos de obesidade e a distância mínima para todos os que procuram combater o excesso de peso.
Segundo a revisão científica, as pessoas que correm esta distância todas as semanas apresentam menores níveis de colesterol e de pressão arterial e ainda menos riscos de sofrer de Diabetes ou acidentes vasculares cerebrais quando comprados com os corredores que faziam menos de oito quilómetros por semana – ou que não corriam de todo.
Mas, como em tudo, há também um limite. Se correr menos de uma hora por semana (os tais oito a nove quilómetros) é o suficiente para ter mais saúde, correr perto de uma hora todos os dias (com distâncias médias a rondar os oito e os dez quilómetros) pode aumentar o risco de ataque de coração e ainda de lesão.
Correr duas vezes por semana entre dois a quatro quilómetros é o suficiente.