Dieta sem açúcar pode fazer com que a comida lhe pareça mais doce

Estudo sugere que as ditas ricas em alimentos com baixo teor de açúcar conseguem ser tão doces em intensidade e sabor como as dietas ricas em açúcar.

Notícia

© Pixabay

Notícias Ao Minuto
26/11/2015 18:03 ‧ 26/11/2015 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle

Estudo

Está a pensar seguir uma dieta livre de açúcar mas tem medo que a comida lhe saiba mal? Segundo um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition eliminar o açúcar da sua dieta pode fazer com que os alimentos lhe pareçam mais doces e saborosos.

O estudo realizado por um grupo de investigadores do Monell Center e liderado pelo psicólogo Paul Wise examinou adultos saudáveis que consumiam duas ou mais bebidas açucaradas por dia e adoçantes regularmente.

Como reporta o Independent, os participantes foram divididos em dois grupos: um grupo de controlo, que manteve a sua ‘dieta açucarada’ normal e um grupo de ‘açúcar reduzido’ que substituiu 40% das suas calorias provenientes de açúcares por uma mistura de gorduras, proteínas e hidratos de carbono complexos.

Depois de seguirem os participantes durante três meses, os investigadores verificaram que o grupo que consumia menos açúcar classificou os alimentos como mais doces tanto em intensidade como em sabor do que os participantes que haviam mantido os seus hábitos alimentares. 

Paul Wise destaca a importância desta descoberta. “Se as pessoas se conseguirem adaptar a uma dieta com menos açúcar ao longo do tempo sem afetar a sua recetividade aos alimentos, pode ser possível ir gradualmente reduzindo os açúcares adicionados nos alimentos e bebidas sem provocar a rejeição.”

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas