A acne não é uma condição que afeta apenas humanos, especialmente quando se encontram na adolescência. Este problema cutâneo – conhecido por encher a pele de borbulhas e espinhas – é também comum em cães e gatos.
Segundo o site especializado Portal do Dog, os cães podem ter acne quando chegam à puberdade, isto é, entre os cinco e os 12 meses de vida. Esta condição cutânea acontece devido a uma alteração hormonal – tal como nos humanos – e é mais comum e notória nos animais com pelo curto.
Diz a publicação que as borbulhas surgem com mais frequência na zona do focinho, junto ao lábio e no queixo. Por norma, as borbulhas são vermelhas mas podem ficar com um aspeto idêntico à das pessoas, ou seja, com pus e uma ‘cabeça’ amarela.
No caso dos gatos, este problema pode acontecer em qualquer idade e afeta, também, mais a zona do focinho. A acne felina não é apenas uma condição de ‘idade’ do animal, podendo ocorrer várias vezes em ciclos repetidos, como se lê no site One Vet.
Assim que os primeiros sinais de acne surgem é importante levar o animal a um veterinário para saber, em concreto, qual o problema em causa, uma vez que a acne canina assim como a felina pode ser confundida com outros problemas de pele.