Depois de passar 25 anos a estudar o orgasmo masculino, o médico Abraham Morgentaler, especializado em disfunções sexuais masculinas, concluiu que um terço dos homens finge orgasmos. O principal motivo seria, como sugere, o mesmo que leva as mulheres fingirem também que têm prazer: evitar ferir os sentimentos do parceiro.
Como reporta o site Bolsa de Mulher, os resultados deste estudo foram reunidos no livro ‘Why Men Fake It: The Totally Unexpected Truth’ (Por que é que os homens fingem: a verdade totalmente inesperada, em tradução livre).
Segundo o especialista, e professor de urologia na Faculdade de Medicina de Harvard, os homens alegam que as mulheres ficam tristes ou magoadas quando o companheiro não atinge o clímax.
Isto deve-se muito à ideia de senso comum de que nos homens o orgasmo é ‘automático’ e inevitável, enquanto as mulheres têm geralmente mais dificuldades em chegar ao orgasmo.
Como a mulher pode atribuir a culpa a si própria pelo facto de o parceiro não atingir o clímax – achando que não é sensual ou bonita o suficiente – os homens fingem o orgasmo e ‘escondem’ a perda de ereção, que geralmente se deve ao stress, cansaço ou consumo de álcool, por exemplo.
O investigador concluiu ainda que do total de homens que admitiu ter fingido o orgasmo, dois terços garante que as suas parceiras não se aperceberam de nada.