Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Dormir pouco provoca danos sérios nos rins, alerta estudo

Estudo alerta que as pessoas que só dormem cinco ou menos horas têm um risco aumentado de 65% de sofrer de insuficiência renal.

Dormir pouco provoca danos sérios nos rins, alerta estudo
Notícias ao Minuto

10:18 - 06/11/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Estudo

Dorme poucas horas? Cuidado, pode estar a pôr a sua saúde, e especialmente a saúde dos seus rins, em risco. É o que sugerem as conclusões de um estudo norte-americano.

Um grupo de especialistas do Brigham and Women’s Hospital, em Boston, estudou quarto mil pessoas durante uma década e descobriu que as pessoas que dormiam cinco horas por noite tinham 65% mais probabilidade de sofrer de um declínio rápido das funções renais, comparativamente aos que dormiam sete a oito horas por noite.

Citado pelo Mirror, o investigador principal deste estudo, Dr. Ciaran Joseph McMullan, disse que este “é o primeiro estudo a descobrir que o sono de curta duração está associado a um declínio mais rápido na função renal”.

Estas descobertas sugerem que “a fisiologia renal pode ser negativamente afetada pelas perturbações do sono, incluindo a restrição do sono.”

Além de filtrarem a urina, os rins ajudam a manter a tensão arterial, ajudam o coração e ao correto funcionamento dos músculos, mantêm os ossos saudáveis e estimulam a produção de glóbulos vermelhos. Dormir pouco, segundo este estudo, pode reduzir a capacidade dos rins desempenharem estas funções no longo prazo.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório