Hemangioma: Quando a marca de nascença é algo mais

Este é um tumor benigno muito comum na infância.

Notícia

© Pixabay

Notícias Ao Minuto
30/10/2015 19:47 ‧ 30/10/2015 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle

Saúde

O hemangioma costuma aparecer na pele do rosto, do pescoço ou do couro cabeludo de dos recém-nascidos. Apesar de benignas, estas manchas avermelhadas podem tornar- se perigosas se não forem tratadas.

Como explica a revista brasileira Bebe esta manchinha costuma surgir umas semanas depois de o bebé nascer. Vai aumentando ao longo do primeiro ano de vida. E, depois, à medida que a criança cresce, a tendência é para que a mancha diminua até desaparecer.

Esta mancha chama-se hemangioma, um tumor benigno mais frequente na infância. As suas causas ainda não são totalmente conhecidas mas sabe-se que, além de poder ter um componente genético, geralmente, resulta de um mau funcionamento das células que faem parte da formação vascular do bebé nas primeiras semanas de gestação.

"Ocorre uma divisão inesperada, em que uma célula que foi do período embrionário pode dividir-se fora de hora", explica a cirurgiã pediátrica Heloisa Galvão do Amaral Campos, diretora do Departamento de Cirurgia Reparadora do A.C. Camargo Cancer Center, em São Paulo. Este processo faz com que vasos sanguíneos capilares se proliferem na área superficial da pele, formando a lesão.

Segundo o instituto de pesquisa médica Mayo Clinic, nos Estados Unidos, metade dos hemangiomas desaparece até aos cinco anos de idade e quase todos até aos 10.

Riscos para a saúde: Por ser benigno, o hemangioma não apresenta risco de se tornar num cancro. Ainda assim, dependendo do local onde se encontra, pode provocar sangramentos e até interferir no desenvolvimento de certas funções.

"Há casos em que a lesão cresce perto dos olhos, prejudicando a visão; outros em que o tumor está no nariz e afeta a respiração", exemplifica o médico José Luiz Orlando, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBAVC). Quando o tumor está na região da fralda do bebê também é comum que ocorram ferimentos.

Tratamento: Apesar de no século passado o aconselhado ser observar a evolução e esperar que o tumor desaparecesse, hoje em dia há várias opções de tratamento disponíveis e sabe-se que o melhor é mesmo tratar o quanto antes. Num estágio inicial são prescritas medicações tópicas e em quadros mais avançados pode ser sugerida uma medicação à base de corticoides, por exemplo. É ainda possível retirar o hemangioma a laser ou em cirurgia.

Mas deve sempre levar o seu bebé ao pediatra e aconselhar-se. 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas