Sheena Aurora, médica docente da Universidade de Stanford, tem passado os últimos tempos a analisar a causa das dores de cabeça, uma das queixas mais comuns entre as pessoas.
Embora seja uma condição comum, a dor de cabeça pode ter origens bastante diversificadas. À Women’s Health, esta especialista revela quais as causas mais surpreendentes da dor de cabeça.
1. Exercício físico a mais. A atividade física é recomendada e fundamental para a saúde quando feita com moderação. No caso de treinos demasiado frequentes e intensos, é possível que seja a cabeça a sentir mais. Treinar ao calor ou debaixo do sol também pode desencadear este tipo de dor.
2. Demasiado esforço no pescoço. Uma má postura não prejudica apenas a coluna e a zona abdominal, consegue ser altamente penosa para a cabeça quando é feita uma força excessiva no pescoço, tal como acontece quando se está muito tempo a olhar para o telemóvel.
3. Disfunção da Articulação Temporo-Mandibular (ATM). Esta é uma das causas mais comuns da dor de cabeça e daquelas que as pessoas mais desconhecem. A disfunção da ATM está relacionada a hábitos comuns, como o bruxismo, roer unhas, mastigar chicletes ou prender o telefone com o queixo.
4. Altitude alta. Passar por zonas de alta altitude pode prejudicar a saúde da cabeça, provocando dores, náuseas e tonturas. Nestes casos – ou perante visitas a locais montanhosos – é recomendado que não se beba café e que se evite o stress.
5. Abusar nos analgésicos. A casa sinal de dor de cabeça, um comprimido. Este hábito é um erro, prejudica a saúde e pode aumentar a intensidade da dor.