Saiba quais os prós e contras de comer couve

Exaltada por muitos como um ‘superalimento’, devido aos seus altos níveis de vitaminas A, C e K, fibra, proteína, cálcio e ferro, a couve pode não ter só benefícios.

Notícia

© Reuters

Notícias Ao Minuto
23/10/2015 11:17 ‧ 23/10/2015 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle

Nutrição

Com apenas 50 calorias por 100g e zero gorduras a couve é vista como um excelente aliado das pessoas que estão a tentar emagrecer ou manter o peso. É ainda valorizada a nível nutricional e até destacada pelos benefícios que pode trazer para a saúde mas nem tudo são coisas boas.

As suas folhas têm mais ferro do que a carne e mais cálcio do que o leite mas alguns especialistas alertam que a couve, quando comida em excesso, pode provocar problemas digestivos, hipotiroidismo, batimentos cardíacos irregulares e morte súbita.

O Daily Mail falou com alguns dietistas e nutricionistas sobre os motivos que levam a couve a ser considerada um superalimento e sobre os alertas dos críticos em relação ao mal que pode provocar.

Prós: A couve tem muito poucas calorias, é rica em fibra e não contém gordura. Contém mais ferro do que o seu peso equivalente em bifes e mais cálcio do que o leite. A nutricionista Zoe Harcombe acrescenta ainda que a couve é rica em vitaminas A, C e K, “que representam muitos benefícios para o corpo”.

A vitamina A é boa para a saúde dos olhos e para a visão, a vitamina C é um antioxidante bom para o sistema imunitário e a vitamina K ajuda a estancar o sangue quando tem uma ferida. Contém ainda zinco, que ajuda corpo a combater infeções.

Contras: Para algumas pessoas não é recomendada a ingestão de vitamina K (muito presente na couve), avisa Harcombe. Como ajuda o sangue a coagular, quem tem risco de coágulos no sangue deve evitar verduras de folhas verdes escuras como a couve.

Outra queixa comum é de que couve provoca problemas digestivos como dores de estômago e a barriga inchada, disse o nutricionista Rob Hobson ao Daily Mail. Isto deve-se à fibra que este alimento contém. A dietista Chris Cashin acrescenta ainda que a couve pode ser difícil de digerir se não for cozinhada. “Muitas pessoas põe couve nos seus smoothies. É indigesto assim”, destaca a especialista.

Quanto aos riscos que representa no que tocas aos problemas de coração ou de rins, não é aconselhável a pessoas que têm problemas com o funcionamento destes órgãos porque contém altos níveis de potássio (450mg por 100g). Este mineral é essencial para a saúde dos nervos e dos músculos mas em pacientes que já têm níveis elevados de potássio no sangue podem ter problemas graves.

Quanto ao hipotiroidismo, quando a tiroide não produz hormonas suficientes, os goitrogénios presentes na couve podem fazer com que a glândula aumente ao interferir na síntese das hormonas da tiroide. Mas Cashin sublinha que não há provas de que essa relação existe.

“As pessoas são muito extremas com a comida hoje em dia, e esta é a verdade da couve”, remata a especialista. 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas