Em declarações à agência Lusa, Manoel Batista estimou que "os cerca de 30 produtores de vinhos do concelho estejam a lançar anualmente no mercado, uma média anual de 150 mil garrafas de espumantes".
O autarca socialista disse que "o evento é para ter continuidade", depois de em julho passado, em parceria com o município vizinho de Monção, ter lançado em Lisboa a primeira edição do "Alvarinho Wine Fest".
"Estimamos que este novo evento atraia a Melgaço vários visitantes, não apenas locais como de fora da sub-região (Monção/Melgaço). Será precisamente um pretexto acrescido de visita até Melgaço, numa época do ano em que o calendário de eventos tem menos oferta. Todos sabemos como o vinho e a gastronomia são fundamentais para impulsionar a economia local e levar esses novos públicos a contactar com a oferta cultural e de turismo de natureza que também podemos proporcionar", realçou.
A primeira Festa do Espumante de Melgaço vai decorrer de 20 a 22 de novembro, com a presença de 13 produtores de espumantes, três expositores de fumeiro e outros produtores regionais típicos do concelho, bem como dois restaurantes que vão apresentar propostas gastronómicas, harmonizadas com os vinhos.
Segundo os especialistas trata-se "de um vinho de cordão fino, mousse cremosa, acidez no ponto e grande capacidade de harmonização gastronómica", sendo que, "a generalidade dos espumantes é elaborada a partir da casta Alvarinho, mas também com algumas versões rosado e tinto".
Além da degustação, a Festa do Espumante de Melgaço, que se realizar, no Largo Hermenegildo Soalheiro, no centro histórico do concelho incluirá ainda sessões de 'showcooking', "em que chefes de cozinha convidados irão reinterpretar o receituário com produtos e ingredientes bem identificados com Melgaço". Provas comentadas por especialistas e música completam o programa da primeira edição do evento.
Desde 1995 que a Câmara de Melgaço organiza anualmente a Festa do Alvarinho para apoiar os cerca de 600 produtores de uva do concelho a promover aquele produto endógeno, responsável "por um volume de negócios da cerca de 10 milhões de euros".