Há muitas pessoas que desaconselham o consumo de água gaseificada em excesso, uma vez que pode prejudicar o sistema digestivo, os ossos e os dentes. Mas terão estas preocupações fundamento?
A BBC destaca que quanto à ideia de que faz mal ao estômago, a água gaseificada tem dióxido de carbono adicionado sob pressão, que pode provocar soluços ou indigestão se beber muito rápido.
Mas se beber com calma, o efeito pode ser positivo uma vez que pode combater a dispepsia ou prisão de ventre, por exemplo. Um estudo aponta ainda que beber água com gás pode ser um bom hábito para evitar comer demais uma vez que com que se sinta cheio.
Quanto aos problemas de ossos, até agora não foi provado cientificamente que a água gaseificada pode danificar os ossos, reporta a BBC. Foi provado que as bebidas gaseificadas, e não a água com gás, danificam os ossos.
Ainda assim, é possível que bloqueie de alguma forma a absorção de cálcio, ainda que ninguém tenha descoberto ainda o motivo.
No que toca ao esmalte dos dentes, apesar de haver pouca investigação sobre o tema, sabe-se que qualquer ácido, mesmo fraco, corrói o esmalte dos dentes mas certamente que o efeito será mais grave devido à ingestão de refrigerantes açucarados do que de água gaseificada ou até, ainda que em menor escala, no caso da ingestão de água gaseificada com sabores.