Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Alzheimer pode ser transmissível em procedimentos médicos

Um estudo inovador vem deitar por terra algumas das mais antigas teorias relacionadas com o Alzheimer. Segundo a investigação britânica, esta doença pode ser transmissível.

Alzheimer pode ser transmissível em procedimentos médicos
Notícias ao Minuto

22:35 - 09/09/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Estudo

É possível uma pessoa ficar infetada com Alzheimer depois de receber uma transfusão de sangue? E depois de ser submetida a uma cirurgia ao cérebro? E se em causa estiver um acidente médico?

A resposta a estas três questões é só uma: sim. Diz um recente e inovador estudo da Universidade College de Londres que é possível ser-se infetado com a doença de Alzheimer perante estas três situações.

Esta “mudança de paradigma”, como descrevem os autores do estudo citados pela revista Science no seu site, é explicada pelas “sementes” da demência – a proteína beta-amiloide –, que se encontram no sangue e no tecido cerebral e que podem passar de uma pessoa para a outra em caso de transfusão.

Mas o aparecimento da doença não surge momentos depois destas três situações ocorrerem. Dizem os cientistas que o período de incubação pode durar cerca de 40 anos.

Embora já existam provas cientificas acerca desta nova teoria, os cientistas defendem a necessidade de mais análises e garantem que esta conclusão “não significa que o Alzheimer seja transmitido por contacto entre humanos”.

O estudo

Esta nova conclusão científica coloca a doença de Alzheimer lado a lado com a Doença de Creutzfeldt-Jakob (DCJ), um tipo de demência que é transmissível através da injeção de hormonas. E foi esta doença que esteve na origem do estudo que deu azo à conclusão mais inesperada relacionada com o Alzheimer.

Depois de analisarem o cérebro de oito pessoas com idades entre os 36 e os 51 anos e que tinham morrido devido à DCJ – doença que contraíram na década de 80 após a injeção de hormonas de glândulas pituitárias (hipófise) de outras pessoas –, os cientistas comprovaram que as hormonas injetadas transportavam príons de Creutzfeldt-Jakob, que terão aderido aos instrumentos cirúrgicos usados durante o processo de extração.

A relação entre a injeção da hormona que desencadeia DCJ e a possibilidade de o Alzheimer poder ser transmissível surgiu depois de os investigadores terem detetado que quatro dos oito cérebros analisados tinham beta-amiloides estendidos, o que leva a crer que o Alzheimer de que sofriam não era hereditário mas sim transmitido na cirurgia ao cérebro de que foram alvo.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório