Normal">Nem sempre a pessoa que lhe está a mentir treme ou cora. Há outros pequenos sinais que o podem ajudar a apanhar um mentiroso, só precisa de estar atento a eles.
Como reporta a BBC, o psicólogo Thomas Ormerod e o seu colega Coral Dando, da Universidade de Wolverhampton, identificaram uma série de princípios numa conversa que podem aumentar as probabilidades de descobrir uma mentira.
Apostar no elemento surpresa. É preciso aumentar a “carga cognitiva” do mentiroso. Pode, por exemplo, fazer perguntas inesperadas e confusas, ou pedir para que essa pessoa lhe conte um acontecimento de trás para a frente.
Estar atento aos pequenos detalhes. Oiça a pessoa com atenção, pergunte-lhe algo que sabe bem e se detetar alguma contradição, não o corrija. Deixe que o mentiroso ganhe confiança e acabe por entregar mais mentiras.
Observar mudanças na autoconfiança. Analise com atenção como o discurso e a linguagem corporal do mentirosos se alteram quando o desafia na conversa. Quando acham que estão a conduzir a conversa, os mentirosos tendem a ser mais faladores mas assim que percebem que estão a perder o controlo da situação ficam mais calados e parados.
Prestar atenção ao que as pessoas dizem e ir tocando nos pontos certos da conversa são as melhores formas de descobrir que lhe estão a mentir.