Pequeno-almoço rico em proteínas pode ajudar a emagrecer

Um estudo da Universidade do Missouri, nos Estados Unidos, aponta que o melhor pequeno-almoço para quem quer perder peso deve incluir ovos, leite ou derivados e carne magra.

Pequeno-almoço rico em proteínas pode ajudar a emagrecer

© PixaBay

Notícias ao Minuto
16/08/2015 11:33 ‧ 16/08/2015 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Estudo

Tomar um pequeno-almoço rico em proteínas ajuda a perder e a controlar o peso e ainda melhora o controlo da glicémia. É o que sugere um estudo norte-americano publicado no jornal científico International Journal of Obesity.

O estudo, realizado por investigadores da Universidade do Missouri, nos Estados Unidos, comparou os benefícios de um pequeno-almoço tradicional, composto por leite e cereais, com um rico em proteínas, que além do leite, era composto por ovos, carne magra e iogurte.

As conclusões do estudo, como reporta a revista Veja, sugerem que fazer um pequeno-almoço rico em proteínas reduz o consumo de 400 calorias ao longo do dia.

Para este estudo, os investigadores dividiram em três grupos 28 jovens com excesso de peso e que não tinham o hábito de tomar o pequeno-almoço. O primeiro grupo manteve o hábito de ‘saltar’ a refeição enquanto o segundo passou a tomar um pequeno-almoço tradicional, com cerca de 13g de proteína, e o terceiro fez uma refeição ‘superproteica’ (com cerca de 35g de proteína). Os jovens fizeram estas refeições durante três meses.

Os resultados mostraram que o grupo que passou a tomar um pequeno-almoço rico em proteína reduziu o consumo calórico durante o restante do dia em cerca de 400 calorias. Além disso, o seu nível de glicose mostrou-se mais estável.

Os investigadores apontam que as proteínas são de digestão e absorção mais lento do que outros nutrientes fazendo com o organismo se mantenha ‘saciado’ durante mais tempo.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas