Com certeza que já viu o anúncio da Snickers cujo slogan é “tu não és tu quando tens fome”, bem a campanha pode não estar assim tão desfasada da realidade.
Num artigo ao IFL Science, a investigadora Amanda Salis explica porque ficamos ‘chatos’ depois de passar algumas horas sem comer. Segundo ela, a culpa é do corpo.
Como explica Amanda, esta ‘agressividade’ é uma resposta psicológica à falta de glucose, que está presente nos alimentos e que é responsável por dar energia ao corpo.
O cérebro, como aponta a investigadora, é o órgão que mais depende da glucose por isso se os níveis de glucose no sangue diminuem de mais o cérebro percebe que está numa situação de perigo de vida. Fazendo com que tenha dificuldade em concentrar-se em tarefas simples ou interagir de forma socialmente aceitável, devido à fome.
O corpo liberta ainda hormonas de stress como cortisol ou adrenalina, responsáveis pelas reações de mais brutas que tem quando sente fome.
Mas esta atitude também pode ser genética, aponta a especialista. Isto porque pode sofrer de uma disfunção relativa ao químico cerebral libertado durante a fome e raiva. As pessoas que têm altos níveis deste químico tendem a “mostrar altos níveis de agressão impulsiva”.
Apesar do anúncio do chocolate, a Dra. Amanda recomenda que opte por comer alimentos ricos em nutrientes e proteínas em vez de guloseimas ou comida de plástico que não lhe saciam a fome durante tanto tempo nem são saudáveis.