Os ataques de coração são repentinos mas existem alguns sintomas que podem ser determinantes para a prevenção desta condição.
Além da típica dor no braço esquerdo – o sinal mais comummente associado aos ataques cardíacos – existem outros sintomas que não devem ser ignorados e que surge durante algum tipo de esforço ou atividade física, situações em que é mais comum acontecer. Segundo o site About, são estes os sintomas a ter em conta e que devem dar origem a uma chamada para as urgências.
Dor no peito – é estável e não aumenta ou diminui com a atividade. Surge subitamente e permanece durante um tempo indeterminado.
Pressão no peito – com ou sem dor nessa região, sentir pressão no peito é outro dos sintomas de ataque de coração que devem ser tidos em conta. Embora seja independente da dor, se a pressão surgir juntamente com a dor o sinal de alerta deve ser maior.
Dor no pescoço ou na mandíbula – tal como a dor no braço esquerdo, a dor no pescoço ou na mandíbula pode indicar um ataque cardíaco. Esta dor é também repentina e pode alastrar-se para outras regiões do corpo, como as omoplatas ou costas. Além de dor, pode ser ainda sentida uma ligeira pressão nestas partes corporais.
Falta de ar ou dificuldades respiratórias – seja pela pressão no peito ou pelo líquido formado nos pulmões durante o aparecimento do ataque cardíaco, a falta de ar é um dos sintomas mais cruciais para detetar esta condição. Diz o site que deve ter-se especial atenção se esta dificuldade respiratória é acompanhada por tosse com expetoração espumosa em tons de branco ou cor-de-rosa.
Transpiração – o suor é uma das formas mais naturais do corpo reagir ao stress, e nos ataques cardíacos tal acontece devido à pressão sentida no coração.
Náusea – quando associada à dor no peito, a náusea e vontade de vomitar deve ser um sinal de alerta.
Fadiga – este não é, por si só, um sintoma de ataque cardíaco, contudo é um dos principais indicadores e que deve servir de base para uma atenção redobrada aos sintomas acima escritos.
Desmaio – uma vez que o ataque cardíaco danifica o músculo do coração e leva a uma perda da pressão sanguínea, é comum as pessoas desmaiarem ou sentirem perda de equilíbrio.