Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 19º

Os sintomas de ataque de coração que não devem ser ignorados

Dores no braço esquerdo são o principal sintoma associado ao ataque de coração. Mas existem outros que não devem, de todo, ser ignorados.

Os sintomas de ataque de coração que não devem ser ignorados
Notícias ao Minuto

18:16 - 04/08/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Saúde

Os ataques de coração são repentinos mas existem alguns sintomas que podem ser determinantes para a prevenção desta condição.

Além da típica dor no braço esquerdo – o sinal mais comummente associado aos ataques cardíacos – existem outros sintomas que não devem ser ignorados e que surge durante algum tipo de esforço ou atividade física, situações em que é mais comum acontecer. Segundo o site About, são estes os sintomas a ter em conta e que devem dar origem a uma chamada para as urgências.

Dor no peito – é estável e não aumenta ou diminui com a atividade. Surge subitamente e permanece durante um tempo indeterminado.

Pressão no peito – com ou sem dor nessa região, sentir pressão no peito é outro dos sintomas de ataque de coração que devem ser tidos em conta. Embora seja independente da dor, se a pressão surgir juntamente com a dor o sinal de alerta deve ser maior.

Dor no pescoço ou na mandíbula – tal como a dor no braço esquerdo, a dor no pescoço ou na mandíbula pode indicar um ataque cardíaco. Esta dor é também repentina e pode alastrar-se para outras regiões do corpo, como as omoplatas ou costas. Além de dor, pode ser ainda sentida uma ligeira pressão nestas partes corporais.

Falta de ar ou dificuldades respiratórias – seja pela pressão no peito ou pelo líquido formado nos pulmões durante o aparecimento do ataque cardíaco, a falta de ar é um dos sintomas mais cruciais para detetar esta condição. Diz o site que deve ter-se especial atenção se esta dificuldade respiratória é acompanhada por tosse com expetoração espumosa em tons de branco ou cor-de-rosa.

Transpiração – o suor é uma das formas mais naturais do corpo reagir ao stress, e nos ataques cardíacos tal acontece devido à pressão sentida no coração.

Náusea – quando associada à dor no peito, a náusea e vontade de vomitar deve ser um sinal de alerta.

Fadiga – este não é, por si só, um sintoma de ataque cardíaco, contudo é um dos principais indicadores e que deve servir de base para uma atenção redobrada aos sintomas acima escritos.

Desmaio – uma vez que o ataque cardíaco danifica o músculo do coração e leva a uma perda da pressão sanguínea, é comum as pessoas desmaiarem ou sentirem perda de equilíbrio.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório