Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
10º
MIN 10º MÁX 17º

Os 14 ingredientes que ingere quando come batatas fritas

Nos restaurantes de fast food as batatas fritas não se cozinham só com óleo e sal. Há 14 outros ingredientes que estará a ingerir.

Os 14 ingredientes que ingere quando come batatas fritas
Notícias ao Minuto

21:47 - 17/07/15 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Fast Food

As batatas fritas, principalmente as dos restaurantes de fast food, pode ser uma grande tentação. Mas se achava que estas poderiam ser minimamente semelhantes às que faz em casa, saiba que está errado.

As listas de ingredientes das páginas de informação nutricional das principais cadeias de fast food revelam que as suas batatas fritas levam muito mais do que óleo e sal. Muitas delas podem conter entre 9 a 14 ingredientes, como revela o El País, que listou os 14 ingredientes que podem estar nas tão tentadoras batatas fritas, e como é que estes podem afetar a saúde.

1. Azeite de palma. Apesar de ser melhor para a saúde do que as gorduras trans, não é muito amigo do ambiente. E além de se encontrar nas batatas também costuma estar presente em manteigas, bolos, cereais, pão, noodles, champôs, detergentes, chocolates ou gelados. Apesar de ser vendido como substituto das gorduras trans nas indústria alimentar, “não é mais benéfico porque contém uma alta percentagem de gorduras saturadas que prejudicam a saúde, elevando por exemplo, o colesterol mau”, explica a bióloga e especialista em nutrição espanhola María Astudillo Montero. Além disso, a sua produção está a acabar com as florestas tropicais e a levar à contaminação de rios.

2. Óleo de canola. Mais e pior para a saúde do que o azeite. Isto porque contém um ácido gordo que faz com que não tenha as mesmas propriedades benéficas do azeite.

3. Azeite de soja hidrogenado. Não aconselhável a quem sofre de problemas cardiopatias. Faz mal à saúde porque no seu processo de hidrogenação são produzidas as conhecidas gorduras trans.

4. Azeite de cártamo. Este ingrediente é inofensivo. É uma planta semelhante ao açafrão, utilizado como corante alimentar amarelo e vermelho. O óleo é extraído das sementes e o seu consumo não representa nenhum risco para a saúde.

5. Amido modificado de batata. Faz com que os alimentos se tornem mais resistentes às alterações de temperatura, preservando a sua estabilidade, tanto no calor do óleo como no frio das congelações.

6. Glucose. É um açúcar químico usado para dar cor aos alimentos. A médio e longo prazo favorece a diabetes tipo 2 e a obesidade. É ele que confere uma cor dourada às batatas fritas, através da sua caramelização, descreve María Astudillo. Deve ser evitado, exceto na sua forma natural, presente em frutas e produtos lácteos.

7. Potenciador de sabor de origem vegetal. Este ingrediente é inócuo. Existem vários tipos, que conferem diferentes sabores aos alimentos. Não têm efeitos nocivos.

8. Dimetil polissiloxano. É um aditivo alimentar que serve para diminuir a produção de espuma, durante o processo de fritura. A União Europeia considera que a ingestão diária recomendada não deve ultrapassar os 1,5 gramas por cada quilo de peso corporal.

9. Ácido cítrico. Não faz mal à saúde. É um ácido que se pode encontrar nos citrinos e é utilizado como conservante, para melhorar outros compostos antioxidantes. É totalmente inócuo para o organismo.

10. Goma xantana. Serve para conferir uma textura mais esponjosa às batatas fritas, sobretudo após terem sido congeladas. Assim, não perdem tanta água, nem ficam ressequidas depois de cozinhadas, explica María Astudillo. Geralmente, este tipo de ingredientes nem é absorvido no intestino humano.

11. Levedura. É um pequeno micróbio com características vegetais utilizado tanto para fazer crescer a massa do pão e dos bolos, como para produzir bebidas alcoólicas, como vinho, sidra e cerveja. É um potenciador de sabor e, na fritura, produz uma crosta crocante nos alimentos. É inócuo para a saúde.

12. Pirofosfato de sódio. Pode ser perigoso para a saúde quando consumido em grandes quantidades. É utilizado para preservar a cor natural nos alimentos e também é utilizado muitas vezes como alternativa ao sal de mesa. Quando consumido em grandes quantidades pode provocar dificuldades na digestão e o desequilibro das quantidades de cálcio e fósforo no organismo. Está presente em pastilhas elásticas, bebidas isotónicas e alguns derivados lácteos.

13. Dextrina de batata. É um açúcar derivado do amido, utilizado como estabilizador e não representa riscos para a saúde.

14. Farinha de arroz. Este ingrediente que confere o toque crocante das batatas fritas. Feito a partir de grãos de arroz moídos. Ao contrário da farinha de trigo, não contém glúten.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório