O que faria se de repente alguém ao seu lado começasse a sentir uma dor muito forte no peito? Como pararia uma hemorragia? Sabe como reagir em caso de emergência?
A pensar nestas questões o Daily Mail reuniu uma lista de truques de sobrevivência que toda a gente deveria saber, uma vez que qualquer pessoa se pode encontrar sozinho numa situação de emergência.
Asfixia: Se alguma coisa se alojar nas suas vias respiratórias, o reflexo natural é tossir para tirá-lo. Tossir vigorosamente deve funcionar na maioria dos casos, explica Joe Mulligan, especialista da Cruz Vermelha Britânica. Pode ainda curvar-se com a cabeça para baixo para ajudar o objeto a mover-se.
Também pode executar uma versão da manobra de Heimlich em si próprio ou noutra pessoa, que consiste na aplicação de pressão no abdómen para forçar o objeto a sair da garganta. Aperte o punho e faça força acima do umbigo, coloque a outra mão acima para ajudar, empurre com força em golpes curtos e precisos. Repita quatro ou cinco vezes. Também pode executar esta manobra utilizando as costas de uma cadeira. Utilize a cadeira para fazer pressão no abdómen curvando-se sobre as costas da respetiva.
Hemorragia: Dependendo da localização da ferida, a pessoa pode perder muito sangue rapidamente, por isso é preciso agir rapidamente. Para parar a hemorragia deve pressionar a ferida de forma firme com uma toalha limpa ou qualquer tecido que encontre por perto. Se a ferida é na perna, deve deitar-se, ou deitar a pessoa ferida, e levantar a perna, para contrariar a gravidade e fazer com que o sangue consiga regressar ao coração. Regra geral, não tente fazer um garrote, faça apenas pressão na ferida e chame uma ambulância.
Problemas cardíacos: Se sentir uma dor muito forte e contínua no coração, o primeiro passo, depois de chamar uma ambulância, é mastigar uma aspirina (diminuiu o mecanismo de coagulação do sangue), aconselha Alan Weir, diretor clínico dos serviços do St John Ambulance. Enquanto espera deve deitar-se com a cabeça e os ombros ligeiramente levantados. Os doentes de angina também podem administrar um spray de nitroglicerina debaixo da língua, uma vez que atua como um vaso dilatador, abrindo os vasos sanguíneos para melhorar o fluxo sanguíneo e, possivelmente, reduzir alguns dos sintomas.