Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Exercício físico e produtividade. Razões por que deve mexer-se

Exercício e produtividade são os dois lados da mesma moeda e a prova de que a atividade física é a grande impulsionadora da concentração, criatividade e ritmo.

Exercício físico e produtividade. Razões por que deve mexer-se
Notícias ao Minuto

07:00 - 13/07/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Rotina

As pessoas bem-sucedidas fazem do exercício uma rotina matinal. Acordam cedo todas as manhãs para correr, ir ao ginásio ou jogar ténis e são cada vez mais recorrentes as ligações diretas entre a atividade física e a produtividade. Mas porquê?

O site The Next Web pega no exemplo de três pessoas altamente conhecidas e com empregos stressantes (como é o caso do presidente da Starbucks, Michelle Gass, da editora da Vogue norte-americana, Anna Wintour, e do fundador da Virgin Active, Richard Branson) para mostrar que o segredo do sucesso e da produtividade está na prática regular de exercício físico.

Segundo a publicação, são estes os seis motivos pelos quais as pessoas que se ‘mexem’ são mais produtivas:

1. Exercício mantém a concentração – diz um estudo da Universidade de Bristol que as pessoas que se exercitam têm um melhor desempenho no trabalho. De acordo com a investigação, quem pratica exercício físico é mais organizado, gerindo melhor o tempo e o próprio raciocínio.

2. Exercício melhora a energia – boa disposição e energia são duas das melhores consequências da prática de exercício físico, diz uma investigação levada a cabo pela Universidade da Geórgia, que detetou que as pessoas mais ativas (e que praticam exercícios ou modalidades mais intensas) são as que apresentam melhores níveis de energia.

3. Exercício melhora a atividade cerebral – existe uma forte relação entre a aptidão física, a função cognitiva e a redução dos níveis de stresse no trabalho, sendo que é a atividade física a responsável pela melhor atividade cerebral e pela redução dos níveis de tensão e ansiedade durante a execução de tarefas.

4. Exercício melhora a criatividade – não é preciso correr ou levantar pesos para ter ideias, uma simples caminhada ao ar livre (de preferência junto a espaços verdes) ajuda a elevar os níveis de criatividade, conta um estudo publicado no Journal of Experimental Psychology, como conta o The Next Web.

5. Exercício melhora o equilíbrio entre vida pessoal e laboral – precisa de algo que separe a sua vida do trabalho? O exercício é a resposta. Uma investigação publicada na Havard Business Review indica que as pessoas que mantêm uma prática regular de atividade física sentem menos dificuldade em separar a vida pessoal da laboral, não levando as questões do trabalho para casa e vice-versa.

6. Exercício ajuda a estar em ambientes desconfortantes – com uma vida atarefada (muitas vezes dividida entre casamento, filhos e trabalho) a atividade física é vista como um luxo e pode mesmo deixar as pessoas desconfortáveis. Contudo, diz a publicação, manter esta rotina ajuda a aceitar outros ambientes desconfortáveis e a sair da zona de conforto.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório