E, do nada, a voz falha. A laringite, uma das causas mais comuns para a rouquidão ou perda de voz, é resultado de alguns fatores que irritam e inflamam as cordas vocais, levando ao seu inchaço.
A gripe, diz a Health, é o fator mais comum e frequente para este problema, mas está longe de ser o único. Diz a publicação que o esforço vocal é outro dos fatores mais comuns para o desaparecimento da voz e aquele que mais vezes acontece no verão, seja durante a prática de modalidades coletivas, seja durante um concerto. Neste caso, a voz apenas volta à normalidade após um período de descanso e alguns cuidados, como bebidas mornas.
O refluxo ácido é outro fator que afeta bastante a voz. Tal acontece, por exemplo, em caso de vómitos ou azia. A solução passa por recorrer a antiácidos e, novamente, a bebidas quentes e suaves.
A candidíase oral, embora não muito comum, é uma infeção fúngica que afeta a garganta e a voz, deixando-a fraca ao ponto de desaparecer por momentos. Este problema é mais propicio em pessoas seropositivas, com cancro ou que tomam medicamentos mais intensos para tratar de problemas relacionados com a asma, diz a Health.