Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Exercício físico combate o stress. Saiba como

Segundo vários estudos praticar exercício físico melhora o humor, devido à libertação de endorfinas, mas também ajuda a manter a saúde mental.

Exercício físico combate o stress. Saiba como
Notícias ao Minuto

15:50 - 03/07/15 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Estudo

O exercício físico não serve apenas para perder peso. Em muitos casos, os seus benefícios vão muito além do aspeto físico.

A relação entre a depressão e o desporto há décadas que tem sido objeto de estudo e são inúmeros os estudos que concluíram que praticar exercício físico melhora o humor das pessoas e pode ser um remédio igual ou mais eficaz do que os antidepressivos.

O site O Meu Bem Estar reuniu alguns desses estudos que sugerem que o exercício físico combate o stress e promove uma vida mais saudável.

Em 2011, um estudo analisou 127 pessoas que foram diagnosticadas com depressão e que não tinham tido nenhuma melhoria depois de serem tratadas com os antidepressivos mais comuns. Graças à atividade física, 30% dos pacientes viram reduzidos os sintomas de depressão. De acordo com os investigadores, fazer exercício físico ao ar livre estimula os sentidos.

Mais recentemente um grupo de investigadores do Instituto da Ciência do Desporto da Universidade de Berna, na Suíça, concluiu que o desporto tem um efeito semelhante ao dos antidepressivos, já que estimula os mesmos movimentos no cérebro.

A atividade física também aumenta a serotonina no sangue, o que ajuda à formação dos neurónios.

Portanto, praticar exercício físico faz com que o seu cérebro produza um analgésico natural conhecido como endorfina, que ajuda a reduzir a perceção da dor e estimula o bom humor.

“Sabemos que uma doença física pode ser a causa de problemas de saúde mental pelo que estar ativo, e, portanto, fisicamente em forma pode ajudar a manter a saúde mental”, disse à BBC Beth Murphy, diretora de informação da organização de solidariedade para a saúde mental Min no Reino Unido.

Para Murphy, é importante determinar o tipo de exercício e a eficácia com que é praticado: “há investigadores que demonstram que o exercício físico ao ar livre, conhecido como ecoterapia, estimula os sentidos de uma forma mais eficaz do que as aulas nos ginásios ou as atividades em zonas urbanas”.

“Os desportos de equipa também ajudam a reforçar as relações sociais, a falar dos problemas com outra pessoa ou simplesmente a rir-se, desfrutando do tempo longe da família e do trabalho”, sublinhou.

Além de contribuir para a saúde mental, nem que seja só uma caminhada, fazer algum desporto também vai ajudar a reduzir a tensão arterial e prevenir problemas cardíacos e cancerígenos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório