Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Sabe quando é que as frutas estão no seu ponto mais nutritivo?

Nem verdes de mais, nem maduras de mais. Existe um momento em que as frutas estão no seu ponto mais nutritivo e é nessa altura que devem ser consumidas.

Sabe quando é que as frutas estão no seu ponto mais nutritivo?
Notícias ao Minuto

09:05 - 04/06/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Alimentação

É sabido que comer maçã sem casca é comer maçã sem grande parte dos seus nutrientes. Mas existem outros frutos que facilmente perdem valor se ingeridos da forma errada ou no momento errado. À Women’s Health, o nutricionista Karen Ansel explica que determinadas frutas devem ser consumidas quando estão no seu ‘ponto nutritivo’, momento em que todos nutrientes, vitaminas e minerais estão no auge.

No caso das bananas, esse momento acontece quando a casca está amarela e com alguns pontos no fundo. A partir desta altura, ou seja, quando começa a amadurecer, o amido da banana transforma-se em açúcar e o seu consumo já não é tão benéfico para a saúde.

Já os frutos vermelhos devem ser comidos antes de ficaram pegajosos ou de chegarem aquela fase de libertar sumo. Sonya Angelone, nutricionista e porta-voz da Academia de Nutrição e Dietética dos Estados Unidos, diz que os frutos vermelhos – amoras, framboesas, mirtilos, morangos – devem ser consumidos quando ainda estão verdes, porque, tal como a banana, o amido existente transforma-se em açúcar depois de amadurecerem.

Keatley explica ainda qual a melhor altura para comer maçãs: “o melhor momento para comê-los é quando começam a amadurecer, mas a mudança é tão pequena que é o mais importante é que as coma quando o sabor é intenso”. Mas como saber qual o sabor antes de comer? Apalpando a maçã: se a casca estiver ainda dura e sentir o conteúdo já mais tenro, é o momento ideal para comer.

Mas se quer comer sempre os alimentos no seu ponto nutritivo pode optar por congelar a fruta quando está ainda na passagem do estado verde para maduro. Assim, quando consumir sabe que os nutrientes estão intactos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório