Quem nunca se esqueceu de sobras no frigorífico mais tempo do que era suposto? É muito comum isto acontecer, contudo, há outro tipo de alimentos que passam despercebidos e que, após algum tempo abertos - ou quando mostram sinais de degradação - devem ser descartados
Em declarações ao website de Martha Stewart, engenheiros alimentares revelaram os 5 alimentos que deverá colocar no lixo imediatamente.
Picles e chucrute sem crocância
Se os picles ou o chucrute (repolho fermentado) perderem a crocância e ficarem moles, segundo a engenheira alimentar Kantha Shelke, tal poderá significar a presença de "micróbios indesejados".
© Shutterstock
Azeitonas 'esponjosas'
Quando as azeitonas ficam com um aspeto esponjoso ou aparentam tons rosados ou vermelhos, então significa que não estão próprias para consumo.
© Shutterstock
Maionese 'dividida'
Se perceber que a maionese se está a 'separar' e a formar partes aquosas, isso significa que o produto se está a decompor devido às enzimas bacterianas.
© Shutterstock
Pasta de miso com um aroma estranho
Segundo Shelke, a pasta de miso deverá ter um aroma profundo e terroso, "não forte, alcoólico ou amargo", alerta.
© Shutterstock
Geleia a 'borbulhar'
Se reparar que se estão a formar bolhas na geleia, isso significa que é imprópria para consumo. "Pequenas bolhas indicam a fermentação de levedura, apesar do alto teor de açúcar que contém", realça.
© PixaBay
Como prolongar o prazo dos alimentos guardados em frascos?
Após abrir um frasco deverá ter atenção ao seu uso. Assim, revela a especialista, evite deixar as embalagens abertas em cima da bancada da cozinha, reservando-as de imediato no frigorífico após o seu uso.
Mantenha as tampas bem fechadas e use um utensílio limpo para retirar o produto. "Pegar nos picles com os dedos é, na verdade, uma ótima maneira de acrescentar mais microrganismos", nota.
Por fim, Kantha Shelke aconselha as pessoas a confiarem nos seus próprios instintos. Assim, se a textura, cheiro e a aparência de um alimento não parece normal é hora de se livrar dele.
Leia Também: Os 10 (super)alimentos que vão melhorar o seu estilo de vida