Não precisamos de escrever um livro para nos tornarmos escritores. Os autores best-sellers do 'New York Times', Joshua Fields Millburn, Ryan Nicodemus e TK Coleman, conhecidos coletivamente como 'The Minimalists' apelam à leitura e, acima de tudo, à escrita.
Para estes autores, "todos somos escritores" e basta possuirmos um blogue ou enviarmos e-mails. "Quer escreva livros, publicações de blogues, e-mails, legendas do Instagram ou mensagens de texto, pode considerar-se um escritor", explicam.
No fundo, não importa onde escrevemos, até um diário pode ser uma boa opção se quisermos ser mais discretos. No entanto, estes especialistas sublinham a necessidade de se praticar e aprofundar conhecimentos. Assim, facultam no blog 'The Minimalists' algumas dicas que "podem ajudá-lo a escrever com mais eficiência".
Trate as mensagens de texto como prosa
Antes de enviar uma mensagem preocupe-se em rever o texto, desde a ortografia, ao conteúdo e pontuação. Pergunte-se: "O que estou a tentar comunicar? O que estou a tentar expressar?"
Use Palavras como ferramentas
"Às vezes precisa de um machado outras vezes de um bisturi". Com as palavras, a dinâmica é semelhante, por isso torna-se uma mais-valia expandir o vocabulário para tornar a escrita mais precisa. Não há necessidade de complicar, não precisa de usar palavras caras ou expressões demasiado elaboradas. Pode simplificar, ao ter mais ferramentas pode selecionar a mais apropriada.
Escolha uma palavra nova todos os dias e use-a pelo menos 21 vezes nas suas conversas com outras pessoas nesse dia. As palavras mais úteis permanecerão e o vocabulário também se torna mais amplo.
Leia Também: Os 10 (super)alimentos que vão melhorar a seu estilo de vida
Escreva todos os dias
Se quer melhorar a escrita, vai precisar de fazê-lo todos os dias. "A escrita é um músculo: se não o usa, pode perdê-lo", referem estes comunicadores natos, sugerindo ainda que a melhor maneira de garantir uma escrita consistente é começar um blogue.
Pontuação é ritmo
Para adicionar variedade, velocidade e cadência à escrita, pode combinar diferentes pontuações: pontos, vírgulas, travessões, dois pontos, ponto e vírgula. "Frases curtas e sucintas comunicam tensão. Frases mais longas e contínuas, por outro lado, ajudam a estabelecer um ritmo frenético e apressado - uma sensação de que o ritmo está a aumentar à medida que as palavras surgem".
Não desperdice o tempo do leitor
O tempo e a atenção são dois recursos valiosos. "É egoísta forçar um leitor a gastar 15 minutos a ler algo que poderia - e deveria - comunicar em 90 segundos". Para quem quer adquirir a confiança do leitor, não pode fazê-lo perder o seu tempo.
30% de composição, 70% de edição
Para cada hora que gasta a escrever, gaste três horas a editar. Assim pode tornar o resultado final num trabalho mais conciso e poderoso. "Escrever é realmente reescrever".
Urgência narrativa
Cada frase deve servir um propósito, sendo que a primeira frase deve fazer o leitor querer ler a segunda. A segunda frase deve impulsionar o leitor para a terceira e assim por diante.
Evite muitos advérbios
O uso constante de advérbios pode representar um sinal de uma escrita amadora. "Uma mulher numa história não é incrivelmente bonita - é linda; O céu não é muito azul - é azul".
Leia mais sobre escrita
Não importa o nível atual de competências, há sempre espaço para melhorias. Leia mais sobre escrita seja "para dicas diárias, seja para artigos relacionados com escrita", rematam os especialistas.
Leia Também: Amizades de longa data fazem bem à saúde? Estudo responde