A pneumonia foi a doença respiratória que levou à morte da atriz Diane Keaton, segundo avançou a revista 'People'. Esta doença continua a ser uma das principais causas de morte e de perda de qualidade de vida, de acordo com os dados da Sociedade Portuguesa de Pneumologia e pode afetar qualquer faixa etária, sobretudo pessoas fumadoras e fumadores passivos.
Os dados mais recentes da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam que adultos com mais de 65 anos e pessoas com problemas de saúde são os mais suscetíveis à doença.
Ainda assim, este problema de saúde também põe em causa a saúde dos mais novos. Em 2019 a pneumonia foi responsável por 14% de todas as mortes de crianças menores de 5 anos, representando um total de 740.180 mortes.
Esta infecção respiratória aguda, causada maioritariamente por vírus ou bactérias, pode levar a doenças leves ou fatais e pode ser transmitida de várias maneiras.
"Os vírus e bactérias comumente encontrados no nariz ou na garganta" podem ser os responsáveis por infectar os pulmões se forem inalados. Por sua vez, "estes também se podem espalhar por meio de gotículas transportadas pelo ar, como tosse ou espirro", descreve a OMS.
Leia Também: Medicamentos com "promessas milagrosas" podem ser um risco para a saúde
A OMS refere que os sintomas podem variar em função da gravidade da pneumonia, mas geralmente os primeiros sinais podem incluir:
- Tosse
- Falta de ar
- Febre, suor e calafrios
- Fadiga
- Dor no peito
- Náuseas, vómitos ou diarreia
- Confusão, especialmente em adultos mais velhos
Como se pode tratar a pneumonia?
Dependendo também do tipo de pneumonia, esta poderá ser tratada com recurso a antibióticos, no caso de ser bacteriana. No entanto, também é necessário acompanhar este tratamento com repouso e bastante hidratação, de modo a proporcionar uma recuperação mais acelerada.
Nalguns casos é recomendada a hospitalização do doente, mas maioritariamente para os casos mais graves de pneumonia.
Como prevenir ou reduzir o risco de pneumonia:
- Vacine-se
- Lave as mãos
- Reduza a poluição do ar: mantenha fogões limpos e pare de fumar
- Mantenha um estilo de vida saudável: tenha dieta saudável, descanse e faça exercício
- Uma nutrição adequada é fundamental para melhorar as defesas naturais
Leia Também: Cancro digestivo só afeta mais velhos? Como prevenir? Médico esclarece