Cuga lança a primeira marca de cogumelos frescos produzidos em Portugal

A empresa Cuga, responsável por 80% dos cogumelos comercializados com marcas brancas nos supermercados, lança este mês o primeiro rótulo português deste produto, criado no concelho de Vila Flor, distrito de Bragança, disse hoje à Lusa a empresa.

Notícia

© Shutterstock

Lusa
28/05/2025 16:25 ‧ ontem por Lusa

Lifestyle

Marca

Numa nota escrita, a empresa explicou que a gama da marca Cuga apresenta quatro segmentos - 'Clássicos', 'Fusão', 'Únicos' e 'Sazonais'.

 

"Depois de muitos anos a fornecer cogumelos frescos às principais cadeias da grande distribuição para as suas marcas próprias, a Cuga (antiga Varandas do Sousa) detém cerca de 80% da produção de cogumelos frescos em Portugal", detalhou a empresa na informação enviada.

Leia Também: Sem ideias para o almoço? Veja esta sopa de cogumelos do Jamie Oliver

"O lançamento da marca no mercado português é um movimento ambicioso que visa desenvolver a categoria de cogumelos frescos em Portugal", afirmou citado na nota de imprensa o Nuno Pereira, diretor executivo da Cuga.

Para o diretor, é ainda uma oportunidade para "aproximar da média europeia o consumo 'per capita' português de cogumelos frescos, que ronda um quilo por ano". 

Segundo a informação veiculada pela Cuga, em Espanha e nos Países Baixos o consumo é de três quilos por ano por pessoa e na Irlanda chega quase aos sete quilos. Na Itália e em França é de 2,5 quilos anuais.

Leia Também: A combinação que nunca desilude: Frango, natas e cogumelos

Citada também nesse comunicado, Cláudia Ferra, a diretora comercial da Cuga, disse acreditar que a marca que vai estar nas prateleiras da grande distribuição vai contribuir para elevar a faturação da empresa dos cerca de 21 milhões de euros de 2024 para os 24 milhões em 2026.

A empresa tem vindo a desenvolver parcerias no meio académico, com a Universidade de Aveiro, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e o Instituto Politécnico de Bragança (IPB).

O IPB está a aperfeiçoar com a Cuga "os cogumelos produzidos pela empresa em Trás-os-Montes, colaborando, quer na investigação e na produção de conhecimento sobre este alimento, quer na formação profissional de estudantes e ex-alunos da instituição", explicou a empresa.

Leia Também: Linguini com cogumelos, a receita de Nigella Lawson que o vai fazer babar

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas