Benefícios de deixar de beber álcool (após um dia, um mês e um ano)
Trata-se de motivos (muito) convincentes para deixar de beber. Saiba mais.
© Shutterstock
Lifestyle Saúde
Existem múltiplos desafios que envolvem limitar ao máximo o consumo de bebidas alcoólicas. Por exemplo, o 'Dry January' incentiva a começar o ano da melhor e, no outono, existe o 'Sober October'. Precisa de motivos para deixar de beber álcool?
Existem múltiplos e especialistas, citados na iNews, enumeraram alguns dos benefícios que pode sentir após um dia, um mês e um ano.
Leia Também: Cardamomo para a pele? Veja os benefícios que tem andado a perder
Primeiros dias
Joe Marley da Alcohol Change UK, explica que o primeiro e mais óbvio benefício de deixar de beber durante um mês é a ausência de ressacas. Também pode começar a sentir algumas positivas mudanças na qualidade do sono porque o álcool ajuda as pessoas a adormecer mais rapidamente, sim, mas ao mesmo tempo pode "levar a um sono mais perturbado durante a noite".
Duas semanas
Depois de fazerem desafios como o 'Dry January', a maioria das pessoas sente melhorias na capacidade de concentração, afirma Gautam Mehta, um médico que fez um estudo onde comparou 94 pessoas que aceitaram o desafio, com um grupo de 47 pessoas que continuaram a beber. Segundo o médico, os indivíduos analisados "começaram a sentir-se melhor por volta das duas ou três semanas".
Um mês
Para a mesma investigação, a equipa do médico fez uma série de exames médicos aos participantes e, assim, os investigadores concluíram que após quatro semanas, algumas pessoas registaram uma modesta perda de peso, em média 1,5%, assim como uma melhoria na resposta à insulina.
Segundo o médico, a alteração mais notória registada foi uma descida da tensão arterial, "um benefício semelhante ao que normalmente se obtém ao tomar um medicamento para a tensão arterial".
Leia Também: Eis a vitamina que protege o cérebro do álcool. Palavra de especialista!
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com