Sim, os dentistas sabem quando está a mentir. Três exemplos
Não vale a pena omitir erros e falhas na rotina de cuidados.
© Shutterstock
Lifestyle Saúde oral
Já mentiu ao seu dentista? É algo mais comum do que pensa. Geralmente as mentiras sugerem quando tem vergonha de admitir que não cuida dos dentes como devia ou quando tem hábitos poucos saudáveis. Mas, segundo Minoo Ghamari, um dentista, citado no Metro, não vale a pena mentir porque os especialistas conseguem descobrir tudo ao examinar a sua boca.
Tendo isto em conta, o dentista mencionou algumas das mentiras mais comuns e, claro, explicou como é que os especialistas percebem que o paciente está a omitir algo.
Leia Também: Oito conselhos para proteger os dentes e evitar as cáries
Três mentiras que muitos contam aos dentistas (e não deviam):
- "Não fumo." Muitos não sabem, mas "as manchas de nicotina nos dentes são o primeiro sinal", além disso "fumar também pode deixar um cheiro distinto na boca que pode ser mais difícil de disfarçar do que o dos alimentos típicos", explica. Fumar também deixa a boca seca e pode causar problemas nas gengivas. Outros sinais de alerta;
- "Não bebo café e refrigerantes." "Da mesma forma, o café pode manchar os dentes, provocando amarelecimento ou descoloração ao longo do tempo", explica o dentista. Já os refrigerantes "contêm ácidos que degradam o esmalte dos dentes";
- "Uso fio dentário regularmente." É "muito evidente" se o faz ou não, afirma o dentista. Explica ainda que "a placa bacteriana pode acumular-se entre os dentes, por isso, se tivesse usado o fio dental, isso seria óbvio", explica. Geralmente, os pacientes que "usam menos fio dental também são mais propensos a sangrar quando o fazem".
Leia Também: Dentista alerta para os erros que podem arruinar os dentes
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com