O neuropsiquiatra Perminder Sachdev e o epidemiologista Zhaoli Dai-Keller, alegam ter descoberto o 'segredo' dos centenários, depois de terem analisado 34 estudos publicados nos últimos 24 anos. Agora, revelam-no ao portal académico The Conversation.
Veja abaixo os quatro hábitos que podem ajudá-lo a chegar aos 100 anos:
1- Moderam o consumo de sal
"Descobrimos que, em média, os centenários ingerem entre 57% e 65% de carboidratos, 12% a 32% de proteínas e 27% a 31% de gorduras. As suas dietas incluem alimentos básicos (como arroz e trigo), frutas, vegetais e alimentos ricos em proteínas, com consumo moderado de carne vermelha", contam. Além disso, fazem uma alimentação com baixo teor de sal. "Aqueles que preferiam alimentos salgados ou adicionavam mais sal às refeições apresentam um risco 3,6 vezes superior de comprometimento da função física."
2- Não fazem medicação em excesso
"O facto de os centenários aparentemente tomarem menos medicamentos pode indicar uma melhor saúde com menos condições médicas", dizem Sachdev e Dai-Keller.
3- Preocupam-se em dormir bem
"Na nossa revisão, 68% dos centenários estavam satisfeitos com a qualidade do sono. Numa pesquisa sobre a satisfação do sono de adultos em 13 países em 2020, a satisfação do sono variou de 29% a 67%", recordam.
4- Têm qualidade de vida