Meteorologia

  • 24 JULHO 2024
Tempo
37º
MIN 20º MÁX 37º

Estudo encontra chumbo e arsénio em tampões. É motivo para alarme?

Uma investigação publicada na revista Environmental International encontrou metais pesados e tóxicos nestes produtos menstruais. Especialistas explicam se existe, ou não, motivo para preocupação.

Estudo encontra chumbo e arsénio em tampões. É motivo para alarme?
Notícias ao Minuto

08:05 - 10/07/24 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Estudo

Os tampões são um dos produtos menstruais mais usados em todo o mundo. Um novo estudo publicado na revista Environmental International analisou várias marcas e encontrou metais tóxicos, como chumbo e arsénio, neste tipo de produtos. Segundo o Today, do canal NBC, são vendidos nos Estados Unidos na Europa. Será que há motivo de alarme?

"Alguns tampões apresentaram maiores concentrações de um metal e menores de outro. Não houve um em específico que testámos que parecesse ter uma concentração menor de todos os metais", revela ao Today Jenni A. Shearston, uma das responsáveis pelo estudo.

Leia Também: Médica esclarece alguns dos mitos mais comuns sobre menstruação

O estudo avaliou 30 tampões de 14 marcas. Foram encontradas concentrações de 16 metais, tais como chumbo e arsénio. Apesar dos resultados, os responsáveis pelo estudo também não referem que possam ser perigosos. Apenas alertam para a necessidade de fazerem mais estudo para chegar a novas conclusões.

“Gostaria que fossem feitas mais pesquisas e mais questões sobre o tema e tentar tornar a investigação sobre produtos menstruais e menstruação uma prioridade”, continua Jenni A. Shearston.

"Por exemplo, a quantidade média de chumbo encontrada em tampões foi, na verdade, muito pequena, e muito menor do que o que é considerado preocupante."

Mitchell Kramer, chefe do departamento de obstetrícia e ginecologia do Huntington Hospital Northwell Health, explicou também que devem ser feitos mais estudos para se perceber melhor as implicações para a saúde.

"Acho que tem potencialmente algum impacto significativo no futuro em termos de como os tampões são produzidos e o efeito sobre quem os utiliza. Contudo, não sabemos se algum desses metais é absorvido pela vagina, o que é fundamental quando se trata de exposição", explica.

Leia Também: Médicos explicam o que faz com que tenha mais fome durante a menstruação

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório